Entrevista com os netos de Júlia Lopes de Almeida
Claudio e Fernanda Lopes de Almeida
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.24495Palavras-chave:
Júlia Lopes de Almeida, literatura brasileira, Belle époqueResumo
Nesta entrevista, estruturada em duas partes, os netos da escritora Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), os irmãos Claudio e Fernanda Lopes de Almeida, rememoram passagens biográficas pouco conhecidas a respeito não apenas da avó, mas da família Almeida, conduzindo-nos por lugares da memória carregados de afeto. Reconstroem, por exemplo, os percursos do arquivo pessoal da escritora, destacam seu gosto pelos “jardins floridos”, atentam para a intensidade de seu vínculo com o casarão de Santa Teresa, local que ainda hoje guarda em seus alicerces um tesouro familiar, ressaltam o pioneirismo e arrojo da avó, opinam sobre seu não ingresso na Academia Brasileira de Letras e partilham do desejo de verem criada uma Casa de Cultura Júlia Lopes de Almeida, quiçá no antigo casarão de Santa Teresa, por meio da qual seria possível dar “nova visibilidade”, nas palavras de Fernanda, ao seu vasto e inesgotável legado.
Referências
ALMEIDA, Júlia Lopes de. A falência. Rio de Janeiro: Editora Oficina das Obras d’A Tribuna, 1901.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Ânsia eterna. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1903.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Cruel amor. Rio de Janeiro: Francisco Alves Aillaud, 1911.
ALMEIDA, Júlia Lopes de; ALMEIDA, Filinto de. A casa verde. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
RIO, João do. Um lar de artistas. In: ______. O momento literário. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Dep. Nacional do Livro, 1994 [1908?]. p. 28-37. (Coleção Raul Pompeia, v. 1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anna Faedrich, Michele Asmar Fanini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).