Cinema e migrações em perspectiva de gênero
Representações de masculinidade nos filmes Bolivia (2001) e Estômago (2007)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25638Palavras-chave:
cinema, gênero, masculinidades, migrações, latino-americanos, Estômago, BoliviaResumo
A mobilidade humana é uma experiência comum a todos os povos, sobretudo em momentos de crises. Essas experiências de mobilidade têm lugar em várias narrativas cinematográficas, sobretudo as chamadas grandes migrações do final do século XIX e início do século XX. Nas cinematografias argentina e brasileira esse foi um filão bastante explorado. Em períodos mais recentes, as questões de gênero passaram a integrar as preocupações dos/as pesquisadores/as dos processos migratórios. Tomando como fontes de pesquisa os filmes latino-americanos Bolivia (Israel Adrián Caetano, 2001) e Estômago (Marcos Jorge, 2007), analisamos as representações acerca dos movimentos migratórios abordados nesses filmes desde uma perspectiva de gênero. Entendendo as masculinidades como construções culturais e considerando o conceito de masculinidade hegemônica (CONNELL, 2013, 2015), buscamos perceber como se (re)configuram as masculinidades dos personagens desses filmes em contextos diversos de seus locais de origem e nas situações de vulnerabilidade a que estão expostos.
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