Cinema e migrações em perspectiva de gênero

Representações de masculinidade nos filmes Bolivia (2001) e Estômago (2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25638

Palavras-chave:

cinema, gênero, masculinidades, migrações, latino-americanos, Estômago, Bolivia

Resumo

A mobilidade humana é uma experiência comum a todos os povos, sobretudo em momentos de crises. Essas experiências de mobilidade têm lugar em várias narrativas cinematográficas, sobretudo as chamadas grandes migrações do final do século XIX e início do século XX. Nas cinematografias argentina e brasileira esse foi um filão bastante explorado. Em períodos mais recentes, as questões de gênero passaram a integrar as preocupações dos/as pesquisadores/as dos processos migratórios. Tomando como fontes de pesquisa os filmes latino-americanos Bolivia (Israel Adrián Caetano, 2001) e Estômago (Marcos Jorge, 2007), analisamos as representações acerca dos movimentos migratórios abordados nesses filmes desde uma perspectiva de gênero. Entendendo as masculinidades como construções culturais e considerando o conceito de masculinidade hegemônica (CONNELL, 2013, 2015), buscamos perceber como se (re)configuram as masculinidades dos personagens desses filmes em contextos diversos de seus locais de origem e nas situações de vulnerabilidade a que estão expostos.

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Biografia do Autor

Gláucia de Oliveira Assis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina / Brasil



Joelma Ferreira dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina / Brasil



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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Assis, G. . de O. ., & Santos, J. F. dos . (2020). Cinema e migrações em perspectiva de gênero: Representações de masculinidade nos filmes Bolivia (2001) e Estômago (2007). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 30(3), 153–178. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25638

Edição

Seção

Dossiê – Imaginários e Cinema Latino-Americano