Nordeste descentralizado
sobre algumas figuras da poesia contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.33545Palavras-chave:
Poesia contemporânea, Poesia em língua portuguesa, GeofilosofiaResumo
Com base em discussões sobre as relações variáveis entre o pensamento e a terra, alavancadas pelo conceito tardio de geofilosofia, elaborado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e em proposições histórico-políticas sobre a formação discursiva e simbólica da região do Nordeste, objetiva-se compreender como alguns poetas contemporâneos encaram os paradigmas que outrora foram responsáveis por atribuir à produção artística de certas localidades as alcunhas de “cultura regionalista” e “tradicionalismo”. As obras de três poetas – Rodrigo Lobo Damasceno, Reuben da Rocha e Josoaldo Lima Rêgo – nortearão o presente ensaio, uma vez que, através de seus trabalhos, questões centrais sobre terra e território nos provocam a repensar a configuração do imaginário nordestino ou mesmo de um imaginário poético pouco apto, de modo geral, a acolher a mobilidade e a instabilidade dos planos e das figuras presentes nos poemas.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. O engenho anti-moderno: a invenção do Nordeste e outras artes. Orientador: Robert W. Andrew Slenes. 1994. 500 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
BLUMENBERG, Hans. Teoria da não conceitualidade. Trad. Luiz Costa Lima. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Trad. Paula Montero e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983.
DAMASCENO, Rodrigo Lobo. Casa do Norte. São Paulo: Corsário-Satã, 2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Carlos Irineu da Costa. 1. Ed. Rio de janeiro: Ed. 34, 1994.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Entre Orfe(x) e exunouveau. Rio de Janeiro: Azougue, 2017.
RÊGO, Josoaldo Lima. Paisagens possíveis. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
ROCHA, Reuben da. Estrelas brilham, mastigam lixo. São Paulo: Edições Jabuticaba, 2019.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. São Paulo: Mórula Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Anglada (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).