Filme-teatro, natureza e intermidialidade

Autores

Palavras-chave:

intermidialidade, natureza, filme-teatro, intermediality, nature, film-theatre

Resumo

Resumo: A arte nos permite vislumbrar aspectos do diálogo homem-natureza e suas projeções sobre o real em épocas e circunstâncias diversas. A reflexão que segue se propõe a ponderar sobre tais aspectos no âmbito das manifestações artísticas audiovisuais em geral e, mais especificamente, na expressão de obras que se caracterizam por uma certa conjunção das linguagens teatral e fílmica, que podem ser denominadas “filme-teatro”. Em função da conceituação ainda em curso a respeito dessa conjunção entre o palco e a câmera, e da amplitude conceitual em torno à ideia de natureza, a análise sobre as projeções artísticas do diálogo homem-natureza está precedida de uma discussão em torno à definição de “filme-teatro” e de um panorama histórico das concepções relativas à “natureza”.
Palavras-chave: intermidialidade; natureza; filme-teatro.


Abstract: Art allows us to glimpse aspects of the dialogue between man and nature and its projections on reality in different times and circumstances. The following reflection proposes to ponder on such aspects in the scope of audiovisual artistic manifestations in general and, more specifically, in the expression of works characterized by a certain conjunction of theatrical and filmic languages, which may be called “film-theater”. Due to the conceptualization still in course regarding this conjunction between the stage and the camera, and the conceptual amplitude around the idea of nature, the analysis about the artistic projections of the man-nature dialogue is preceded by a discussion around the definition of “film-theatre” and a historical overview of the conceptions related to “nature”.
Keywords: intermediality; nature; film-theatre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Fickelscherer Mattos, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo/ Brasil

Doutora e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, é professora do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (graduação e pós-graduação) e membro dos grupos de pesquisa do CNPq: Intermídia: estudos sobre intermidialidade (UFMG) e Comunicação, Tecnologia e Cognição (UPM). Organizou e publicou pela editora mexicana Fondo de Culltura Económica em 2006 antologia de textos de Tomás Eloy Martínez intitulada La otra realidad.

Referências

ABOUT Us. In: NATIONAL Theatre Live. London: National Theatre, c2020.

BALÀZS, Béla. Theory of the Film: Character and Growth of a New Art. London: Dennis Dobson, 1931.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196. (Obras Escolhidas, v. I).

CARLSON, Marvin. Places of Performance: The Semiotics of Theatre Architecture. New York: Cornell University Press, 1993.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – a imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: 34 Letras, 2018.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – a imagem-tempo. Tradução de Elisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno: arquétipos e repetição. Tradução de Manuela Torres. Porto: Edições 70, 1984.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução de Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1998.

ELLESTRÖM, Lars. Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck, Glória Maria Guiné de Melo (org.). Tradução de Rafael Eisinger Guimarães, Glória Maria Guiné de Mello, Sabrina Schneider, Ana Cláudia Munari Domingos, Erika Viviane Costa Vieira, Ana Paula Klauck. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.

FÉRRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2013.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Die Natur (fragment, 1784). In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Schriften zur Naturwissenschaft. Ditzingen: Reclam, 1977. p. 29-30.

GOMBRICH, Ernest. História da arte. Tradução de Álvaro Cabral. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

KESSELRING, Thomas. O conceito de natureza na história do pensamento ocidental. Episteme, Porto Alegre, n. 11, p. 153-172, jul./dez. 2000.

LENOBLE, Robert. Esquisse d’une histoire de l’idée de Nature. Paris: Éition Albin Michel, 1969.

MAGALHÃES, Gildo. Ciências e filosofia da natureza no século XIX. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 10., 2005, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2005. Tema: 100 Anos da formulação da teoria da relatividade. p. 1-41.

MÜNSTERBERG, Hugo. The Photoplay: A Psychological Study. New York: D. Appleton and Company, 2005. (The Project Gutenberg EBook).

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PICON-VALLIN, Béatrice. Le film de théatre. Paris: CNRS, 1997.

RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; SOARES, André Vieira (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. v. 2, p. 15-45.

SANTAELLA, Lúcia. Sujeito, subjetividade e identidade no ciberespaço. In: LEÃO, Lúcia (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo: Annablume, 2004. p. 45-54.

SANTOS, Milton. 1992: a redescoberta da natureza. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 6, p. 1-15, 1992. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141992000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/M4qFLBVz8KpwvJjvQrRmyLq/?lang=pt#. Acesso em: 21 jun. 2022.

SCARSO, Davide. Pensar a natureza na época do Antropoceno. Imprópria – política e pensamento crítico, Lisboa, n. 4, p. 1-11, 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/8765149/Pensar_a_natureza_na_%C3%A9poca_do_Antropoceno. Acesso em: 26 jun. 2022.

SIMÉON, Sandrine. Allotopie: vers une problématisation de l’espace scénique filmé. In: CONFERENCE INTERNATIONALE LEXIQUE COMMUN/LEXIQUE SPECIALISE, 3., 2010, Galati, RO. Anais [...]. Galati, RO: Centre de Recherche en Théorie et Pratique Discours de l’Université Dunarea de Jos, 2010. p. 275-278. Disponível em: https://www.diacronia.ro/ro/indexing/details/A3162. Acesso em: 10 jun. 2022.

SIMÉON, Sandrine. Film-Theatre as an Intermedial Occurrence of Theatre: Recycling Ionesco’s Bald Soprano. Romance Studies, London, v. 35, n. 4, p. 248-259, 2017a.

SIMÉON, Sandrine. Efeitos de presença: estratégias do filme-teatro? Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 573-600, set./dez. 2017b.

SIMÉON, Sandrine. Film-théâtre, intermédialité et nouveaux enjeux esthétiques. Érudit, Montréal, n. 33, p. 1-20, out. 2019.

SIROIS-TRAHAN, J. P. Mythes et limites du train-qui-fonce-sur-les-spectateurs. In: INNOCENTI, Veronica; RE, Valentina Carla (ed.). Limina: le soglie del film. Udine: Forum, 2004. p. 203-216.

THIVAT, Patricia-Laure. La caméra de Bernard Sobel, le point de vue du spectateur. In: PICON-VALLIN, Béatrice. Le film de théatre. Paris: CNRS, 1997. p. 53-70.

THOMAS, Keith. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). Tradução de João Roberto Martins Filho. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Mattos, C. F. (2023). Filme-teatro, natureza e intermidialidade. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(2), 83–104. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40926

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Artes e mídias: Ecocrítica intermidiática