Avatarização da vida, biografia, impurezas e metaverso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.40952

Palavras-chave:

Arte e vida, Crítica biográfica, Espetáculo, Vida impura, Avatar, metaverso

Resumo

Este texto tem como objetivo mostrar como alguns métodos e caracterizações dos objetos da crítica biográfica podem ter seus contextos extrapolados ao considerar os acontecimentos que permitiram a configuração atual da sociedade. A partir de Eneida Maria de Souza, pesquisadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, realizo a discussão proposta dialogando com ensaios de dois de seus livros Janelas indiscretas (2011) e Narrativas impuras (2021). Deste último, tomo de empréstimo e expando a noção de “impuro” tratando não apenas da escrita da vida, mas da própria vida que se torna imagem. Para isso, abordo o pensamento de autores como Guy Debord e Giorgio Agamben e suas noções de espectador e espectro atreladas a como enxergam a vida.

Biografia do Autor

  • Pablo Gobira, Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil

    Professor doutor da Escola Guignard (UEMG) e do PPGArtes (UEMG). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do IBICT/MCTI. Coordenador do grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: "Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas" (LPF, 2021); "Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas" (LPF, 2021); "A memória do digital e outras questões das artes e museologia" (EdUEMG, 2019), "Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia" (EdUEMG, 2018) dentre outros livros, artigos e ensaios. Pesquisador dos grupos "Estudos e Práticas de Preservação Digital" e "Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros". Atua: na criação e produção no campo de relações entre arte, ciência e tecnologia, artes digitais, jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG); como curador de bienal, exposições e residências artísticas.

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Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

Dossiê Eneida Maria de Souza

Como Citar

Avatarização da vida, biografia, impurezas e metaverso. (2023). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(especial), 90-116. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.40952