As Metamorfoses do Jaburu

biografema de Fernando Pieruccetti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.40963

Palavras-chave:

Fernando Pieruccetti, Eneida Maria de Souza, biografema, crítica biográfica, charge, futebol

Resumo

Inspirado pelo trabalho de Eneida Maria de Souza com a crítica biográfica, venho realizando, nos últimos anos, uma pesquisa sobre a obra e a vida de Fernando Pieruccetti, criador das famosas mascotes dos clubes do futebol mineiro e personagem importante na história das artes plásticas em Belo Horizonte. O que pretendo neste artigo é apresentar, a partir da noção de biografema, um fragmento dessa pesquisa, na tentativa de explorar algumas das ideias de Eneida sobre as bases teóricas e metodológicas da crítica biográfica. Trata-se da história de Jaburu, um dos personagens mais curiosos que habitam o mundo ficcional que Pieruccetti inventou em suas charges de futebol, e ao qual deu vida durante décadas nos jornais mineiros. Uma história que atravessa sua produção como chargista esportivo e seu trabalho como artista plástico, possibilitando entrever um feixe de relações entre a cultura esportiva mineira e o ambiente artístico, cultural e político em que ela foi gestada.

Biografia do Autor

  • Marcelino Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais / Brasil

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporâea - PACC/UFRJ (2009). É professor adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na área de Teoria da Literatura, diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais/Acervos de Escritores Mineiros e pesquisador do FULIA (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes) e do NEAEM (Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas relações entre Literatura, História e memória cultural, e publicou diversos trabalhos sobre o imaginário e a cultura do futebol no Brasil e em Belo Horizonte.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 183-191.

MANGABEIRA: o pai da bicharada. Edição Mineira. Belo Horizonte, p. 12, 15 ago. 1983. (Arquivos pessoais da família de Fernando Pieruccetti)

PEREIRA, André Mascarenhas. Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para o Modernismo na cidade moderna. Orientadora: Regina Helena Alves da Silva. 2011. 208 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

PINO, Claudia Amigo. De um corpo para outro: Roland Barthes e a biografemática. Criação e crítica, [S. l.], n. 17, p. 15-29, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i17p15-29 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/124012. Acesso em: 22 dez. 2022.

RIOS, Edison. Mangabeira, o americano que batizou o Galo. Jornal de Casa. Belo Horizonte, p. 10, 13 mar. 1988. (Arquivos pessoais da família de Fernando Pieruccetti)

SOUZA, Eneida Maria de. A crítica biográfica. In: SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 17-25.

SOUZA, Eneida Maria de. Narrativas impuras. Recife: Cepe Editora, 2021.

SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 111–120.

SOUZA, Eneida Maria de. Tempo de pós-crítica. Belo Horizonte: Veredas & Cenários, 2012.

VIEIRA, Ivone Luzia. Modernismo em Minas: O salão do Bar Brasil. Minas Gerais. Suplemento literário, ano 22, n. 1084. Belo Horizonte, 29 ago. 1987. (Edição Especial organizada por Luis Augusto de Lima e Ivone Luzia Vieira.)

VIEIRA, Ivone Luzia. O Modernismo em Minas: o Salão de 1936. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1986.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Edição

Seção

Dossiê Eneida Maria de Souza

Como Citar

As Metamorfoses do Jaburu: biografema de Fernando Pieruccetti. (2023). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(especial), 72-89. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.40963