"Mudar a ordem entre as coisas"

Teatralidade e ecocrítica em Stifters dinge

Autores

Palavras-chave:

Heiner Goebbels, teatro e intermedialidade, ecocrítica, theater and intermediality, ecocriticism

Resumo

Resumo: O artigo aborda o experimento teatral Stifters Dinge, estreado em 2007 pelo encenador e compositor Heiner Goebbels. A partir da análise dessa peça teatral sem atores, compreendida como proposta de encenação de agenciamentos humanos-não humanos, busca discutir uma convergência entre aspectos de dois debates teórico-práticos, que giram em torno do problema da intermidialidade no campo do teatro e de alguns desafios ecocríticos dirigidos a pressupostos espontâneos que informam compreensões ecológicas correntes. No que se refere ao primeiro debate, busca aproximar elementos de um histórico de problematizações intermidiáticas do campo do teatro com uma discussão da questão das mídias e materialidades agenciadas em cena. Já no que toca ao segundo debate, situa o estatuto problemático da noção de “coisa” explorado na encenação diante de propostas antropológicas, epistemológicas e ecocríticas que propõem uma compreensão não dualista das relações entre natureza e cultura, implicando novos desenvolvimentos das noções de ambiente e agência.
Palavras-chave: Heiner Goebbels; teatro e intermedialidade; ecocrítica.


Abstract: The paper addresses the theatrical experiment Stifters Dinge, by theater director and musical composer Heiner Goebbels, first premiered in 2007. Drawing from an analysis of this play without actors, understood as a project of mise-en-scène of human-non human assemblages, it reflects on the convergence between aspects of two theoretical-practical debates which address the problem of intermediality in theater and a few ecocritical challenges fostered in respect to spontaneous assumptions identified in a widespread ecological thought. In regard to the first debate, the paper aims at a cross-reading between intermedial approaches to the history of Theater and a discussion on the problem of the materialities staged in the play. As for the second debate, the paper approaches the issue of the status of “thing” elaborated by the play, having in mind theoretical approaches to a new understanding of the relations between nature and culture and the notions of ambience and agency.
Keywords: Heiner Goebbels; theater and intermediality; ecocriticism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Goldfeder, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo/ Brasil

Pós-doutorando em Teoria Literária – Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2009), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada - Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada - FFLCH/USP (2012) e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada - Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada - FFLCH/USP (2018), tendo realizado estágio como Visiting Student Research Collaborator na Princeton University (2016-2017). Atualmente é Pesquisador Colaborador (Pós-Doutorado) junto ao Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2019-2022). Atua principalmente nas áreas de Literatura Comparada, Teoria Literária e Teoria e História da Arte, enfocando os seguintes temas: estudos comparatistas de literatura, artes visuais e teatro; teoria da literatura e estudos da linguagem; psicanálise e teoria social.

Referências

BARTHES, Roland. Essais critiques. Paris: Éditions du Seuil, 1964.

BENNETT, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press Books, 2010.

BÖHME, Gernot. Atmospheric Architectures: The Aesthetics of Felt Spaces. London: Bloomsbury, 2017.

BÖHME, Gernot. Acoustic Atmospheres: A Contribution to the Study of Ecological Aesthetics. Soundscape, Burnaby, v. 1, n. 1, p. 14-18, Spring 2000.

BRUHN, Jørgen. Towards an Intermedial Ecocriticism. In: ELLESTRÖM, Lars (org.). Beyond Media Borders. London: Palgrave Macmillan, 2021. v. 2, p. 117-148.

COX, Christopher. Sonic Thought. In: HERZOGENRATH, Bernd (org.). Sonic Thinking: A Media Philosophical Approach. London: Bloomsbury, 2017. p. 99-109.

DAMISCH, Hubert. L’origine de la perspective. Paris: Flammarion, 2012.

DESCOLA, Philippe. As duas naturezas de Claude Lévi-Strauss. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 35-51, nov. 2011.

GOEBBELS, Heiner. The Sound of Things. In: HERZOGENRATH, Bernd (org.). Sonic Thinking: A Media Philosophical Approach. London: Bloomsbury, 2017. p. 87-97.

GOEBBELS, Heiner. “It’s All Part of One Concern”: A “Keynote” to Composition as Staging. In: ROESNER, David; REBSTOCK, Matthias (org.). Composed Theatre: Aesthetics, Practices, Processes. Bristol; Chicago: Intellect, 2012.

GOEBBELS, Heiner. Aesthetics of Absence. London; New York: Routledge, 2015.

GOEBBELS, Heiner. Peculiar voices. TDR: The Drama Review, Cambridge, MA, v. 1, n. 55, p. 46-51, Spring 2011.

KLAPPERT, Annina. Leituras da materialidade: areia, formigas, humanos. Tradução de Marcelo Coelho. Revista Rosa, São Paulo, v. 3, n. 3, jul. 2021. Disponível em: https://revistarosa.com/3/leituras-da-materialidade. Acesso: 7 jul. 2022.

KIM-COHEN, Seth. In the Blink of an Ear: Toward a Non-Cochlear Sonic Art. New York; London: Continuum, 2011.

LATOUR, Bruno. Politiques de la nature. Durham: Duke University Press, 2010.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2016.

LATOUR, Bruno. Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climatic Regime. Tradução de Catherine Porter. Cambridge: Polity Press, 2017.

LARRUE, Jean-Marc. Théatre et intermedialité: une rencontre tardive. Intermedialités, Montreal, n. 12, p. 13-29, automne 2009.

MORTON, Timothy. Ecology Without Nature: Rethinking Environmental Aesthetics. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

MORTON, Timothy. Hyperobjects. Philosophy and Ecology after the End of the World. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2013.

PUCHNER, Martin. Stagefright: Modernism, Anti-theatricality & Drama. Baltimore; London: The Johns Hopkins University Press, 2002.

RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.

SUSSEKIND, Flora. Não ideias sobre a coisa, mas a própria coisa. Cartografías MITsp. Revista de Artes Cênicas, São Paulo, n. 2, p. 112-117, 2015.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Goldfeder, A. (2023). "Mudar a ordem entre as coisas": Teatralidade e ecocrítica em Stifters dinge. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(2), 195–222. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40984