"Estallar el silencio"
figurações do feminino nos olhares sobre a história
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.41880Palavras-chave:
romance histórico, mulher e literatura, Margarita Carrera, Rosibel Morera, Rosario AguilarResumo
Este artigo se propõe a analisar as figurações do feminino em três romances históricos do período pós-guerra centro-americano: La niña blanca y los pájaros sin pies, da nicaraguense Rosario Aguilar (1992); En la mirilla del Jaguar, da guatemalteca Margarita Carrera (2002); e A pesar de mujer, da costa-riquenha Rosibel Morera (2004). Para tanto, à luz de leituras que associam a questão do gênero à colonialidade, são abordados os temas da vinculação do feminino ao âmbito do privado, da relação entre mulher, saber e poder, e da noção de pedagogia do feminino como dispositivo da biopolítica. Considerando a necessária relação da história com o presente e enquanto condição de projeção do porvir, reflete-se sobre a perspectiva de futuro que é possível entrever nos romances analisados.
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