A citação do poema, o furo no romance
um entrelaçamento entre Italo Calvino e Marília Garcia
Palavras-chave:
Italo Calvino, Marília Garcia, crítica literáriaResumo
Resumo: O objetivo desse ensaio é mostrar que tanto o livro Se um viajante numa noite de inverno (1979), do escritor Italo Calvino, como o poema “Blind Light”, publicado no livro Um teste de resistores (2014), de Marília Garcia, estariam elaborando uma espécie de esboço, teste, deriva: no primeiro, esboço, teste, deriva de leitura, no segundo, esboço, teste, deriva de escrita. Em outras palavras: neste ensaio, a partir do encontro entre esses dois autores, seria preciso pensar como o romance e o poema recorrem, cada um do seu jeito, a um trabalho da citação que dramatiza um princípio de abertura do texto.
Palavras-chave: Italo Calvino; Marília Garcia; crítica literária.
Abstract: The purpose of this essay is to show that both the book Se um viajante numa noite de inverno (1979), by the writer Italo Calvino, and the poem “Blind Light”, published in the book Um teste de resistores (2004), by Marília Garcia, would be elaborating a kind of sketch, test, drift: in the first one, by reading, in the second one, by writing. In other words: in this essay, based on the encounter between these two authors, it would be necessary to think about how the novel and the poem resort, each in its own way, to a work of citation that dramatizes a principle of opening the text.
Keywords: Italo Calvino; Marília Garcia; literary critic.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Trad. António Guerreiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BARBOSA, Marlon Augusto. A espessura das sombras: uma leitura de Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense. 1996. (Obras escolhidas, v. 3).
CALVINO, Italo. Se um viajante numa noite de inverno. Trad. Nilson Moulin. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CAMPOS, Augusto e Haroldo de. Os sertões dos campos: duas vezes Euclides. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DANTAS, Marcello. Corpos presentes. In: Antony Gormley: corpos presentes – Still Being [Catálogo]. Textos W. J. T. Mitchell, Agnaldo Farias; curadoria Marcello Maia Dantas; trad. Renato Rezende. São Paulo: Mag Mais Rede Cultural, 2012.
DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio. Trad. de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
EYBEN, Piero. Abismo por paixão (ensaios). Vinhedo: Editora Horizonte, 2017.
FERNANDES, Heleine. Uma escrita a se fazer. Blog O cuidado da poesia. Revista Cult. 19 jan. 2017. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/uma-escrita-se-fazer/. Acesso em: 27 out. 2022.
GARCIA, Marília. Um teste de resistores. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.
MAGALHÃES, Danielle. A poesia como um teste de resistores. Revista Escrita. Rio de Janeiro, n. 23, p. 160-176, 2017. Disponível em: https://bit.ly/35Sn2i6. Acesso em: 13 out. 2022.
OLIVER, Élide Valarini. Rabelais e Joyce: três leituras menipéias. São Paulo: Editora Ateliê Editorial, 2008.
PASOLINI, Pier Paolo. Poemas. Trad. Maria Jorge Vilar. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Friedrich Schlegel e Novalis: Poesia e Filosofia. Revista Terceira Margem, v. 10, n. 15, p. 95-111, 2006. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/15074/9959. Acesso em: 21 out 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marlon Augusto Barbosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).