Modernidade ainda que tardia
Eneida Maria de Souza, Mário de Andrade e a literatura mineira
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.42195Palavras-chave:
Eneida Maria de Souza, Mário de Andrade, Literatura mineira, modernidadeResumo
Neste trabalho, apresentaremos algumas reflexões de Eneida Maria de Souza a respeito do mapa literário modernista de Minas Gerais. Eneida contribuiu bastante para um maior conhecimento sobre as criações artístico-culturais do estado. O texto inicia-se com considerações presentes nos livros Traço crítico, Narrativas impuras e Mário de Andrade: cartas aos mineiros. Mário de Andrade revela-se importante interlocutor da pesquisadora. Realizaremos observações sobre ensaios de Eneida relativos a obras dos autores Pedro Nava (Pedro Nava, o risco da memória), Henriqueta Lisboa (Correspondência Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa) e Autran Dourado (“Modernismo mineiro tardio e o cosmopolitismo”). Os estudos sobre a literatura mineira abrem-se a perspectivas teóricas contemporâneas e ocupam lugar privilegiado na produção da intelectual brasileira.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Prece de mineiro no Rio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 303.
ANDRADE, Mário de. Do desenho. In: ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1984. p. 65-71.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição crítica de Diléa Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.
CARDOSO, Marília Rothier. A propósito da crítica biográfica: Eneida Maria de Souza resgata lições de Borges. In: VERSIANI, Daniela Beccaccia (org.). O eu se escreve o outro me escreve. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015. p. 23-33.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DOURADO, Autran. Os melhores contos de Autran dourado. Seleção de João Luiz Lafetá. 2. ed. São Paulo: Global Editora, 1997.
MAAKAROUN, Bertha. Ex-alunos e amigos homenageiam Eneida Maria de Souza. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 11 mar. 2022. Caderno Pensar, não paginado. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/pensar/2022/03/11/interna_pensar,1351719/ex-alunos-e-amigos-homenageiam-eneida-maria-de-souza.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2022.
MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
NAVA, Pedro. Beira-mar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. (Memórias, 4).
SOUZA, Eneida Maria de (org.). Correspondência Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa. São Paulo: Editora Peirópolis; Edusp, 2010. (Coleção Correspondência de Mário de Andrade, 3).
SOUZA, Eneida Maria de (org.). Modernidades tardias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
SOUZA, Eneida Maria de. Carta aos mineiros. Contexto: Revista do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, n. 3, p. 5-18, 1994.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
SOUZA, Eneida Maria de. Modernismo mineiro tardio e o cosmopolitismo. In: NOLASCO, Cézar Edgar (org.). A literatura comparada no Brasil hoje. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 139-148.
SOUZA, Eneida Maria de. Narrativas impuras. Recife: Cepe Editora, 2021.
SOUZA, Eneida Maria de. Pedro Nava, o risco da memória. Juiz de Fora, MG: FUNALFA Edições, 2004.
SOUZA, Eneida Maria de. Traço crítico. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1993.
SOUZA, Eneida Maria de; CARDOSO, Marília Rothier. Modernidade toda prosa. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2014.
SOUZA, Eneida Maria de; SCHMIDT, Paulo (org.). Mário de Andrade: carta aos mineiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roniere Silva Menezes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).