Genet, a afirmação de vida e O Balcão

Autores

Palavras-chave:

Genet, Nietzsche, desfamiliarização, niilismo, Teatro do Absurdo

Resumo

Resumo: Este artigo visa contribuir para a reconceitualização da dramaturgia pós-Segunda Guerra Mundial ao desestabilizar a noção de Teatro do Absurdo a partir da crítica de Michael Y. Bennett (2011). Discute a influência decisiva de Friedrich Nietzsche tanto na trajetória pessoal quanto na prática artística de Jean Genet e propõe uma breve abordagem hermenêutica do texto dramático O balcão, originalmente publicado em 1956. Por um lado, o artigo argumenta que a obra dramática em questão retrata, com inequívoco pessimismo, o sujeito moderno à deriva do niilismo e, por outro lado, põe em relevo o vigor criativo que impeliu Genet a uma trajetória prodigiosa.
Palavras-chave: Genet; Nietzsche; desfamiliarização; niilismo; Teatro do Absurdo.

Abstract: This article aims to contribute to the reconceptualization of the post-World War II dramaturgy in destabilizing the notion of Theatre of the Absurd drawing upon Michael Y. Bennett’s perspective (2011). It discusses the decisive influence of Friedrich Nietzsche both on Jean Genet’s personal trajectory as well as his artistic practice and proposes a concise hermeneutic approach to the play The Balcony, first published in 1956. On the one hand, the article argues that the dramatic work in question portrays, with unequivocal pessimism, the modern subject adrift on nihilism and, on the other hand, it highlights the creative vigour that prompted Genet’s prodigious trajectory.
Keywords: Genet; Nietzsche; defamiliarization; nihilism; Theatre of the Absurd.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Melo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/ Brasil

Sergio Nunes Melo é professor associado da UFSC. Graduado em Letras (Inglês-Literaturas) pela UERJ, mestrado em Literaturas de língua inglesa pela UERJ, doutorado em Artes Cênicas pela University of Toronto, pós-doutorado pela University of Glasgow. Ex-roteirsta da TV Globo, ex-professor da UFBA e da British School RJ, trabalha com atuação, dramaturgia, encenação, tradução e filosofia. 

Referências

BENNETT, Michael Y. Reassessing the Theatre of the Absurd: Camus, Beckett, Ionesco, Genet, and Pinter. New York: Palgrave Macmillan, 2011.

BROCK, Eike. Nietzsche und der Nihilismus. Berlin: De Gruyter, 2015.

CARLSON, Marvin. Preface. In: ESSLIN, Martin. The Theatre of the Absurd. London: Bloomsbury, 2014.

COE, Richard N. The Vision of Jean Genet. London: Peter Owen, 1968. 343 p.

ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Tradução de Barbara Heliodora. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

GENET, Jean. Le Balcon. In: GENET, Jean. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, t. IV, 1968. p. 261-358.

GENET, Jean. O balcão. Tradução de Jacqueline Castro e Martim Gonçalves. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

GENET, Jean. The Balcony. Tradução de Bernard Frechtman. London: Faber & Faber, 2009.

GENET, Jean. The Declared Enemy: Texts and Interviews. Tradução de Jeff Fort. Stanford: Stanford University Press, 2004.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. In: WORKCENTER of Jerzy Grotowski. Pontedera: Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale, 1987. p. 53-57.

INGARDEN, Roman. The Cognition of the Literary Work of Art. Tradução de Ruth Ann Crowley e Kenneth R. Olson. Evanston: Northwestern University Press, 1973.

JENKINS, Fiona. Performative Identity: Nietzsche on the Force of Art and Language. In: KEMAL, Salim; GASKELL, Ivan; CONWAY, Daniel W (ed.). Nietzsche, Philosophy and the Arts. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 212-238.

JENSEN, Anthony K. Selbstverleugnung – Selbsttäuschung: Nietzsche and Schopenhauer on the Self. In: DRIES, Manuel (ed.). Nietzsche on Consciousness and the Embodied Mind. Berlin: De Gruyter, 2018. p. 217-233.

LAVERY, Carl. The Politics of Jean Genet’s Late Theatre: Spaces of Revolution. Manchester: Manchester University Press, 2010.

MAGEDERA, Ian. Outsider Biographies: Savage, de Sade, Wainewright, Ned Kelly, Billy the Kid, Rimbaud and Genet: Base Crime and High Art in Biography and Bio-Fiction, 1744-2000. Amsterdam: Rodopi, 2014.

MCNEILLY-RENAUDIE, Jodie; RENAUDIE, Pierre-Jean. Phenomenologically Absurd, Absurd Phenomenologicallly. In: GRANT, Stuart; MCNEILLY-RENAUDIE, Jodie; WAGNER, Matthew (ed.). Performance Phenomenology: to the Thing Itself. London: Palgrave Macmillan, 2019. p. 185-202.

MEYER, Matthew. Reading Nietzsche through the Ancients: an Analysis of Becoming, Perspectivism, and the Principle of Non-Contradiction. Berlin: De Gruyter, 2014.

MORAN, Dermot. Beckett and Philosophy. In: MURRAY, Christopher (ed.). Samuel Beckett: 100 Years. Dublin: New Island Press, 2006. p. 93-110.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001a.

NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio P. Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Tradução de Márcio Pugliesi. Curitiba: Hemus, 2001b.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. Tradução de Artur Mourão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. O caso Wagner e Nietzsche contra Wagner. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Writings from the Late Notebooks. Tradução de Kate Sturge. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

PONZI, Mauro. Nietzsche’s Nihilism in Walter Benjamin. London: Palgrave MacMillan, 2017.

POTHEN, Philip. Nietzsche and the Fate of Art. Aldershot: Ashgate Publishing Limited, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. Saint Genet: Actor and Martyr. Tradução de Bernard Frechtman. London: W.H. Allen & Company, 1964.

WEBBER, Johnathan. Rethinking Existentialism. Oxford: Oxford University Press, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Melo, S. (2024). Genet, a afirmação de vida e O Balcão. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(4), 96–117. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/44912

Edição

Seção

Dossiê - Formas da Dramaturgia Moderna e Contemporânea