As geografias do vento em Ton beau capitaine, de Simone Schwarz-Bart

Autores

Palavras-chave:

Simone Schwarz-Bart, Ton beau capitaine, teatro antilhano, diáspora

Resumo

Resumo: Escrita e encenada em 1987 durante o Troisièmes Rencontres Caribéennes de Théâtre en Guadeloupe, Ton beau capitaine, de Simone Schwarz-Bart, encena o drama de Wilnor, imigrante haitiano que deixa sua terra natal em busca de uma vida melhor para si e para os seus. Trabalhador precarizado em Guadaloupe, o personagem faz parte dessa “estranha conferência de poetas e de grandes seres humanos” cantados por Patrick Chamoiseau (2017) em Frères migrants. E é por meio do que Paul Gilroy (2012) nomeia como próprio de uma “cultura expressiva” em oposição à tradição iluminista, que separaria arte e vida, que o drama de Wilnor exige do próprio corpo do ator que escreva em gesto e dança o destino de seus frères. O objetivo dessa comunicação é refletir sobre o modo como Schwarz-Bart constrói uma poética cênica em que ausência e presença, segredo e revelação movimentam com delicada violência essas “geografias do vento” ao mesmo tempo constituídas por e constitutivas dos processos de migração de que Chamoiseau nos fala em seu livro.
Palavras-chave: Simone Schwarz-Bart; Ton beau capitaine; teatro antilhano; diáspora.

Abstract: Written and staged in 1987 during the Troisièmes Rencontres Caribéennes de Théâtre in Guadeloupe, Ton beau capitaine, a Simone Schwarz-Bart’s play, stages the drama of Wilnor, a Haitian immigrant who leaves his homeland in search of a better life for himself and his family. A precarious worker in Guadaloupe, this character is part of this “strange conference of poets and great human beings” sung by Patrick Chamoiseau (2017) in Frères migrants. And it is through what Paul Gilroy (2012) names as characteristic of an “expressive culture” in opposition to the Enlightenment tradition that would separate art and life that Wilnor’s drama requires the actor’s own body to write in gesture and dance the destiny of your brothers. The objective of this communication is to reflect on the way in which Schwarz-Bart builds a scenic poetics in which absence and presence, secret and revelation move with delicate violence these “geographies of the wind” at the same time constituted by and constitutive of the migration processes that Chamoiseau tells us in his book.
Keywords: Simone Schwarz-Bart; Ton beau capitaine; Antillean theater; diaspora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ielpo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte / Brasil

Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Literaturas de Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em regime de cotutela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Paris 7 (2010). É professor de Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágios de pós-doutorado na UNICAMP e na Universidade de Paris 7, ambos com bolsa FAPESP. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nas seguintes áreas: literatura e teatro francês moderno e contemporâneo, relações entre literatura francesa e literatura brasileira, literatura e processos de subjetivação, literatura e história.

Referências

APPARTENIR. In: CENTRE National de Ressources Textuelles et Lexicales. Nancy: CNRTL, c2012. Disponível em: https://www.cnrtl.fr/definition/appartenir. Acesso em: 20 fev. 2023.

AUDEBERT, Cédric. La diaspora haïtienne: territoires migratoires et réseaux. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2012. ISBN: 9782753536784. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pur.26969. Disponível em: http://books.openedition.org/pur/26969. Acesso em: 20 nov. 2022.

BÉRARD, Stéphanie. Théâtre des Antilles: traditions et scènes contemporaines. Paris: Harmattan, 2009.

BUCK-MORSS. Hegel e o Haiti. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2017.

CHAMOISEAU, Patrick. Frères migrants. Paris: Edition du Seuil, 2017. Ebook.

FIGUEIREDO, Eurídice. O Haiti: história, literatura, cultura. Revista Brasileira do Caribe, Goiânia, v. VI, n. 12, p. 371-395, jan./jun. 2006. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/7567. Acesso em: 15 fev. 2023.

GILROY, Paul. O Atlantico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira São Paulo; Rio de Janeiro: Editora 34; Universidade Candido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

GYSSELS Kathleen. Le folklore et la littérature orale créole dans l’œuvre de Simone Schwarz-Bart (Guadeloupe). 1997. Mémoire (Sciences Morales et Politiques) – Academie Royale des Sciences D’Outre-Mer, Bruxelles, 1997. t. 52. Disponível em: https://www.kaowarsom.be/en/memoir_276. Acesso em: 3 dez. 2022.

HAÏTI PRESENTATION. In: LA BANQUE Mondiale. [S. l.: s. n.], c2023. Le développement économique et social d’Haïti. Disponível em: https://www.banquemondiale.org/fr/country/haiti/overview. Acesso em: 2 dez. 2022.

HAÏTI. In: INSTITUT de statistique de l’UNESCO. [S. l.: s. n.], c2023. Informations sur le pays. Disponível em: https://uis.unesco.org/fr/country/ht. Acesso em: 4 dez. 2022.

SAHAKIAN, Emily. Staging Creolization: Women’s Theater and Performance from the French Caribbea. Virginia: University of Virginia Press, 2017.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras: 2003.

SATYRE, Joubert. La Caraïbe. In: NDIAYE, Christiane (dir.). Introduction aux littératures francophones. Montréal: Les Presses de l’Université de Montréal, 2004. p. 141-196.

SCHWARZ-BART, Simone. Ton beau capitaine. Seuil: Paris, 2015. Ebook.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Como Citar

Ielpo, R. (2024). As geografias do vento em Ton beau capitaine, de Simone Schwarz-Bart. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(4), 13–28. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/44961

Edição

Seção

Dossiê - Formas da Dramaturgia Moderna e Contemporânea