A Doutrina da arte de A. W. Schlegel como filosofia da arte e estética romântica
Palavras-chave:
filosofia da arte, romantismo, A. Schlegel, estética, mitologia, naturezaResumo
Pretende-se situar a proposta estética da doutrina da arte de August Schlegel: 1) tendo em vista o conceito de doutrina enquanto uma poética; 2) sua posição entre o romantismo e a ideia da filosofia da arte; 3) e segundo as estratégias de fundamentação que passam pela ideia de origem, de organismo, de linguagem e de mitologia. A doutrina da arte foi a primeira filosofia da arte da época nos moldes sistemáticos abertos por Kant segundo a Crítica da faculdade de julgar, embora o próprio August Schlegel critique Kant e proponha como alternativa uma espécie de fundamentação imanente da estética. Esta fundamentação possui, no entanto, um pé na filosofia e outro na poesia e pode ser tomada como uma condensação de uma série de motivos críticos e teóricos oriundos do século XVIII.
Downloads
Referências
BAUER, Manuel. August Wilhelm Schlegels Vorlesungen über schöne Literatur und Kunst: die “Summe” der Frühromantik?. In: MIX, York-Gothart. Der Europäer A. Schlegel. Romantischer Kulturtransfer – Romantische Wissenswelten. Berlim: Jochen Strobel, 2010, p. 125-140.
BECKER, Claudia. Sprachen der Kunst. Prolegomena zu August Wilhelm Schlegels ästhetischen Programm. In: GAWOLL, Hans-Jürgen; JAMME, Christoph. Idealismus mit Folgen. Die Epochenschwelle um 1800 in Kunst und Geisteswissenschaften. Munique: Wilhelm Fink Verlag, 1994, p. 97-106.
BECKER, Claudia. Naturgeschichte der Kunst: August Wilhelm Schlegels ästhetischer Ansatz im Schnittpunkt zwischen Aufklärung, Klassik und Frühromantik. Munique: Wilhelm Fink Verlag, 1998.
BEHLER, Ernst. Natur und Kunst in der frühromantischen Theorie des Schönen. Athenäum – Jahrbuch der Friedrich Schlegel-Gesellschaft, Mainz, v. 2, p. 7-32, 1992.
BEHLER, Ernst . Die Sprachtheorie Friedrich Schlegels. In: GAWOLL, Hans-Jürgen; JAMME, Christoph. Idealismus mit Folgen. Die Epochenschwelle um 1800 in Kunst und Geisteswissenschaften. Munique: Wilhelm Fink Verlag, 1994, p. 75-86.
BEHLER, Ernst . Der Antagonismus von Weimarer Klassik und Jenaer Frühromantik. In: Studien zur Romantik und zur idealistischen Philosophie. Paderborn: Schöningh, 1988, p. 283-292. v. 1.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2. ed. Tradução de Valerio Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995
HOFFMANN, Ernst Theodor Amadeus Wilhelm. Spukgeschichten und Märchen. Munique: Wilhelm Goldmann Verlag, 1973.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. Apresentação, tradução e notas de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999.
KREMER, Detley. Ästhetik und Kulturpolitik in A. W. Schlegels Vorlesungen über schöne Literatur und Kunst. In: MIX, York-Gothart. Der Europäer A. Schlegel. Romantischer Kulturtransfer – Romantische Wissenswelten. Berlim: Jochen Strobel, 2010, p. 31-44.
PETERSDORFF, Dirk von. August Wilhelm Schlegels Position in der Entwicklung des romantischen Diskurses. In: MIX, York-Gothart. Der Europäer A. Schlegel. Romantischer Kulturtransfer – Romantische Wissenswelten. Berlim: Jochen Strobel, 2010, p. 93-106.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Doutrina da arte. Apresentação, tradução e notas de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2014.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Sprache und Poetik. In: SCHLEGEL, August Wilhelm. Kritische Schriften und Briefe. Edição de Edgar Lohner. Stuttgart: Kohlhammer Verlag, 1962. v. 1.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Ausgewählte Briefe. In: SCHLEGEL, August Wilhelm. Kritische Schriften und Briefe. Edição de Edgar Lohner. Stuttgart: Kohlhammer Verlag, 1974. v. 7.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Kritische Schriften. Seleção, apresentação e comentários de Emil Staiger. Zurique: Artemis Verlag, 1962.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Erster Teil: Die Kunstlehre. In: SCHLEGEL, August Wilhelm. Vorlesungen über Ästhetik. Edição, comentários e posfácio de Ernst Behler. Paderborn: Schöningh, 1989. v. 1 (1798-1803).
SCHLEGEL, August Wilhelm. Über Zeichnungen zu Gedichten und John Flaxman’s Umrisse. In: APEL, Friedman (org.). Romantische Kunstlehre: Poesie und Poetik des Blicks in der deutschen Romantik. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 1992.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Vorlesungen über Ästhetik. Edição de Ernst Behler. Paderborn: Schöningh, 2007. v. II/1 (1803-1827).
SCHLEGEL, Friedrich. Fragmentos sobre poesia e literatura. Tradução e notas de Constantino Luz de Medeiros e Márcio Suzuki. São Paulo: Editora da Unesp, 2016.
SCHLEGEL, Friedrich. Kritische Schriften und Fragmente. Edição de Ernst Behler e Hans Eichner. Paderborn: Schöningh, 1988a. v. 1 (1794-1797).
SCHLEGEL, Friedrich . Kritische Schriften und Fragmente. Edição de Ernst Behler e Hans Eichner. Paderborn: Schöningh, 1988b. v. 2 (1798-1801).
STROBEL, Jochen. August Wilhelm Schlegel. Romantiker und Kosmopolit. Darmstadt: WBG, 2017.
SZONDI, Peter. Versuch über das Tragische. In: SZONDI, Peter. Schriften,. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1978. v. 1.
TORRES FILHO, Rubens Rodrigues. O simbólico em Schelling. In: TORRES FILHO, Rubens Rodrigues. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 109-137.
WERLE, Marco Aurélio. A. W. Schlegels Kunstlehre als Philosophie der Kunst und romantische Ästhetik. In: FORSTER, Michael; KORNGIEBEL, Johnannes; VIEWEG, Klaus. Idealismus und Romantik in Jena. Figuren und Konzepte zwischen 1794 und 1807. Paderborn: Fink, 2018, p. 71-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marco Aurélio Werle (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).