O conceito de originalidade nas origens do Romantismo

Uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethe

Autores

Palavras-chave:

originalidade, origem, gênio, romantismo, Goethe

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma interpretação das origens do romantismo a partir do surgimento, na passagem do século XVIII ao XIX, do conceito de originalidade aplicado à obra de arte. Com esse fim, dividimos o artigo em três partes. Primeiro, demonstraremos como, em fins do século XVIII, o problema empirista do juízo de gosto colocou em crise o conceito racional de belo próprio à tradição neoclássica. Em seguida, leremos como essa crise é respondida por Edward Young, no ensaio Conjectures on original composition, a partir da formulação de um critério orgânico de ajuizamento da obra de arte. Por fim, demonstraremos como o jovem Goethe, em seu ensaio “Sobre a arquitetura alemã”, desenvolve uma inversão de pressupostos platônicos que será legada ao primeiro romantismo alemão.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Pinezi, G. V. R. (2024). O conceito de originalidade nas origens do Romantismo: Uma análise de “Sobre a arquitetura alemã”, do jovem Goethe. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(1), 57–71. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/46428

Edição

Seção

Dossiê - Poesia e filosofia: a atualidade do primeiro romantismo alemão