A antiestética estetizante de Hamann
os eflúvios do gênio pré-romântico
Palavras-chave:
Hamann, estética, gênio, Frühromantik, poesiaResumo
Considerado um autor hermético, Johann Georg Hamann foi muitas vezes associado a posições filosóficas e literárias influentes no movimento Sturm und Drang e como um dos primeiros críticos do Iluminismo. Suas reflexões sobre estéticas, no entanto, parecem ter sido recepcionadas pelo movimento Frühromantik e podem ter fornecido importantes aportes conceituais para o romantismo. O presente artigo visa analisar de que modo Hamann, em seu ensaio Aesthetica in Nuce, desenvolve uma crítica a uma concepção de estética classicista e racionalista ao mesmo tempo que apresenta considerações sobre uma estética baseada em uma relação entre poesia, criação e linguagem. O artigo demonstra como a posição antiestética de Hamann favorece a construção de uma estetização que permite inserir um conceito de gênio importante para a compreensão dos precedentes conceituais do movimento pré-romântico.
Downloads
Referências
ASSAIANTE, Julia Goesser. Body Language: Corporeality, Subjectivity, and Language in Johann Georg Hamann. New York: Peter Lang, 2011. (Studies on themes and motifs in literature)
AUERBACH, Erich. Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Bernard Sperber. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BATTEUX, Charles. Les Beaux-arts réduits a un même principe. Paris: Chez Durand: 1746.
BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Äesthetik. Lateinisch-deutsch. Band 1. Hamburg: Felix Meiner, 2007.
BAYER, Oswald von. Vernunft ist Sprache: Hamanns Metakritik Kants. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 2002.
BEHLER, Ernst. Frühromantik. Berlin: De Gruyter, 1992. (Sammlung Göschen)
BEISER, Frederick C. The Romantic Imperative: The Concept of Early German Romanticism. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
BERLIN, Isaiah. Three Critics of the Enlightenment: Vico, Hamann, Herder. Princeton: Princeton University Press, 1997.
BROSE, Thomas. Johann Georg Hamann und David Hume: Metaphysikkritik und Glaub im Spannungsfeld der Aufklaerung – I und II. Pieterlen: Peter Lang, 2006.
HAMANN, Johann Georg. Aesthetica in Nuce; Eine Rhapsodie in Kabbalistischer Prose. In: HAMANN, Johann Georg. Hamann’s Schriften. Zweiter Theil. Ed. Friedrich Roth. Berlin: G. Reimer, 1821. p. 255-308.
HAMANN, Johann Georg. Des Ritters von Rosencreuz letzte Willensmeynung über den göttlichen und menschlichen Ursprung der Sprache. In: HAMANN, Johann Georg Hamann’s Schriften. Vierter Theil. Ed. Friedrich Roth. Berlin: G. Reimer, 1823. p. 21-37.
HAMMERMEISTER, Kai. The German Aesthetic Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
JØREGENSEN, Sven-Aage. Querdenker der Aufklärung: Studien zu Johann Georg Hamann. Göttingen: Wallstein, 2013.
REDMOND, Michael. The Hamann-Hume Connection. Religious Studies, v. 23, n. 1, p. 95-107, mar. 1987.
RICHTER, Jean Paul. Sämtliche Werke. Abteilung I, Band 5, Vorschule der Ästhetik, Levana oder Erziehlehre, Politischen Schriften. Frankfurt am Main: Zweiteausendeins, 1996.
SCHLEGEL, Friedrich. Kritischer Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Erste Abteilung, Sechster Band. Geschichte der Alten und Neuen Literatur. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1961.
SCHLEGEL, Friedrich. Kritischer Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Zweite Abteilung, Achtzehnter Band. Philosophische Lehrjahre – 1796-1806. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1963.
SPARLING, Robert Alan. Johann Georg Hamann and the Enlightenment Project. Toronto: University of Toronto Press, 2011.
TOLLE, Oliver. Herder e a metafísica. Discurso, n. 42, p. 97-116, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Lazzaretti (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).