COSTA, Júlia Morena. O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso. Salvador: EDUFBA, 2023.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.52770

Keywords:

Roberto Bolaño, modernity, Latin America

Abstract

Ao pé da letra, uma resenha crítica consiste na descrição analítica de uma obra, ressaltando seu conteúdo, seu estilo e, sobretudo, seu mérito. No entanto, para resenhar O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso, escrito por Júlia Morena Costa e lançado em 2023, não poderei fugir da subjetividade de meu olhar, já que a leitura de sua obra me deslocou como leitora em diversos momentos. Por isso, para além de apresentar, objetivamente, seu livro, me permitirei conversar com a autora, na medida em que falamos de lugares que têm importantes proximidades, assim como distanciamentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Márcia Paraquett, Universidade Federal da Bahia (UFBA) | Salvador | BA | BR

    Possui Graduação (1970 e Mestrado (1977) em Letras pela Universidade Federal Fluminense; Doutorado Língua Espanhola, Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2002), pela Universidade de Santiago do Chile (2015) e pela Universidade de Murcia/Espanha (2015). É professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, sendo também professora associada da Universidade Federal da Bahia. É autora de três livros; organizou uma revista e quatro livros, além de ter diversos artigos publicados em coletâneas e revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisa e orienta teses/dissertações sobre ensino/aprendizagem de línguas, formação de professores, interculturalidade e políticas de ensino de línguas, em particular referentes ao Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e líder do Grupo de Pesquisa PROELE: formação de professores e espanhol em contexto latino-americano, inscrito no CNPQ.

References

COSTA, Julia Morena. O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso. Salvador: EDUFBA, 2023.

Published

2024-06-19

How to Cite

Paraquett, M. (2024). COSTA, Júlia Morena. O projeto literário de Roberto Bolaño: estética do fracasso. Salvador: EDUFBA, 2023. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(2), 108–110. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.52770