Esta matéria seríssima de que é feita a comédia shakespeariana
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.57022Palavras-chave:
William Shakespeare, comédia, teatro e instituições, Sonho de uma noite de verão, Noite de reis, ou O que quiserem, As alegres comadres de WindsorResumo
Neste artigo, tenciono discutir o quanto as comédias de William Shakespeare (1564-1616), embora historicamente menos prestigiadas que suas tragédias, apresentam, como característica marcante, uma abordagem muito profunda da vida em sociedade, fazendo jus, ao lado das tragédias e dramas históricos, à descrição do drama do início da Modernidade como sendo um “drama das instituições” (Barker & Hinds, 2005, p. 8). Partindo desse pressuposto, apresentarei um comentário geral sobre a comédia shakespeariana e sua tipologia, e focalizarei três peças, destacando em cada uma delas um eixo temático representativo de questões estruturais do corpo social: o casamento, em Sonho de uma noite de verão (1595); o desejo e seus modos de regulação, em Noite de reis, ou O que quiserem (1601); a condição feminina e o patriarcado, n’As alegres comadres de Windsor (1597).
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