Pequenos golpes e astúcias sutis: a figura do trickster na série Blanche white mysteries, de Barbara Neely
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.159-175Palavras-chave:
romance policial, contraliteraturas, periferiaResumo
As práticas cotidianas – especialmente os pequenos golpes e astúcias que caracterizam a figura do trickster – marcam presença na série Blanche white mysteries, de Barbara Neely, objeto de estudo deste artigo. Tomando como base para argumentação a teoria de Michel de Certeau sobre a práxis cotidiana, desenvolvida em A invenção do cotidiano, busca-se discutir de que forma essas práticas se re-significam no embate entre o centro de poder e grupos “invisíveis”, além do seu papel político como uma tática de resistência empregada como oposição a práticas socioculturais dominantes.
Referências
CARY, Alice. Grandma just liked to boogie. The Boston Globe, May 9th, 2004. Disponível em: http://www.wumb.org/about/press/Grandmothershands.doc. Acesso em: 23 jul. 2006.
CERTEAU, Michel de (1994). A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2005.
DuBOIS, W. E. B. The souls of black folk. Disponível em: http://www.bartleby.com/114. Acesso em: 8 nov. 2008.
ELLISON, Ralph (1952). Invisible man. New York: Vintage, 1995.
GATES Jr., Henry Louis. The signifying monkey: a theory of African American literary criticism. New York: Oxford UP, 1988.
GOELLER, Allison D. An interview with Barbara Neely. In: MUELLER, Monika; FISCHER- HORNUNG, Dorothea. Sleuthing ethnicity: the detective in multiethnic crime fiction. Madison: Fairleigh Dickinson University Press; London: Associated University Presses, 2003. p. 299-307.
GONZÁLEZ, Mario M. A saga do anti-herói. Estudo sobre o romance picaresco clássico espanhol e algumas de suas correspondências na literatura brasileira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.
GWIN, Minrose. A theory of black women’s texts and white women’s readings, or ... the necessity of being other. NWSA Journal, v. 1, n. 1, p. 21-31, 1988.
HATHAWAY, Rosemary V. The signifyin(g) detective: Barbara Neely’s Blanche White, undercover in plain sight. Critique, v. 46, n. 4, p. 320-332, 2005.
LIBRETTI, Tim. Lucha Corpi and the politics of detective fiction. In: GOSSELIN, Adrienne Johnson (Ed.). Multicultural detective fiction: Murder from the ‘Other’ Side. Ed. Adrienne Johnson Gosselin. [Garland Reference Library of the Humanities, v. 2094]. New York: Garland Publishing, 1998. p. 61-81
LYNE, William. The signifying modernist: Ralph Ellison and the limits of double consciousness. PMLA, v. 107, n. 2, p. 319-330, 1992.
MUELLER, Monika. A Cuban American “Lady Dick” and an African American Miss Marple?: the female detective in the novels of Carolina García-Aguilera and Barbara Neely”. In: MUELLER, Monika; FISCHER-HORNUNG, Dorothea (Ed.). Sleuthing ethnicity: the detective in multiethnic crime fiction. Madison: Fairleigh Dickinson University Press; London: Associated University Presses, 2003. p. 114-132.
NEELY, Barbara. Blanche on the lam. New York: Penguin, 1992.
NEELY, Barbara. Blanche among the talented tenth. New York: Penguin, 1994.
OLDERMAN, Raymond M. Ralph Ellison’s blues and Invisible man. Wisconsin Studies in Contemporary Literature, v. 7, n. 2, p. 142-159, 1966.
PONIATOWSKA, Elena. Mexicanas and chicanas. MELUS, v. 21, n. 3, 1996.
PORTILHO, Carla. Contra-escrituras chicanas: revisitando mitos e subvertendo gêneros. 2004. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Literaturas Hispânicas) – Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.
QUEIROZ, Renato da Silva. O herói trapaceiro: reflexões sobre a figura do trickster. Tempo Social, Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 3, n. 1-2, p. 93-107, 1991. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/revistas/tempo-social/v3-1e2/queiroz.html. Acesso em: 21 nov. 2006.
REDDY, Maureen T. Traces, codes, and clues: reading race in crime fiction. New Brunswick, N.J.: Rutgers University Press, 2003.
SCHILLER, Beate. Between Afrocentrism and universality: detective fiction by black women. Disponível em: http://opus.kobv.de/ubp/volltexte/2005/547/pdf/schiller.pdf. Acesso em 16 out. 2006.
SOMMER, Doris. Textual conquests: on readerly competence and “minority” literature. Modern Language Quarterly, v. 54, n. 1, p. 141-153, 1993.
TOLSON, Nancy D. The butler didn’t do it, so now they’re blaming the maid: defining a black feminist trickster through the novels of Barbara Neely. South Central Review, Baltimore, v. 18, n. 3/4, p. 72-85, 2001. Número especial: Whose body: recognizing feminist mystery and detective fiction.
WEATE, Jeremy. Changing the joke: invisibility in Merleau-Ponty and Ellison. Philosophia Africana, v. 6. n. 1, p. 5-21, 2003
WITT, Doris. Detecting Bodies: Barbara Neely’s domestic sleuth and the trope of the (in)visible woman. In: BENNETT, Michael; DICKERSON, Vanessa D. (Ed.). Recovering the black female body: self-representations by African American women. New Brunswick, N.J.: Rutgers University Press, p. 165-194.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carla Figueiredo Portilho (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).