A situação da poesia e a crítica
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..26-32Resumo
Este ensaio discute alguns aspectos da relação crucial entre poesia e sociedade moderna e examina o papel da crítica. Dois diferentes tipos de abordagem crítica á poesia são analisados: uma corresponde ao trabalho do poeta-crítico Mário Faustino e a outra é relativa a escrit da crítica acadêmica de Flora Sussekind.Referências
ADORNO, Theodor. Lírica e sociedade. In: Os pensadores. Textos escolhidos/ Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jürgen Habermas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
BENJAMIN, Walter. A Paris do Segundo Império em Baudelaire. In: KHOTE, Flávio. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985.
CAETANO, Ana. Dez X Dez – Projeto de calendário poético. Belo Horizonte: Projeto BH 100 anos, 1993.
FAUSTINO, Mário. Poesia completa – Poesia traduzida. Org. Benedito Nunes. São Paulo: Max Limonad, 1985.
FAUSTINO, Mário. Poesia-Experiência. São Paulo: Perspectiva, 1977.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
SÜSSEKIND, Flora. Papéis colados. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Jair Tadeu Fonseca (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).