O negro e a cultura afrodescendente na dramaturgia cubana
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.140-153Palavras-chave:
cultura afrodescendente, Eugenio Hernández Espinosa, teatro negro, dramaturgia cubana.Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como o negro e a sua cultura integram a dramaturgia cubana contemporânea, observando aspectos relacionados às questões das identidades e à discussão da memória pessoal e coletiva, tendo como foco de análise alguns textos do autor Eugenio Hernández Espinosa.
Palavras-chave: cultura afrodescendente; Eugenio Hernández Espinosa; teatro negro; dramaturgia cubana.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo hacer una lectura de como el negro y su cultura integran la dramaturgia cubana contemporánea, observando aspectos relacionados a las cuestiones de las identidades y a la discusión de la memoria personal y colectiva, teniendo como centro de análisis algunos de los textos del autor Eugenio Hernández Espinosa.
Palabras-clave: cultura afrodescendente; Eugenio Hernández Espinosa; teatro negro; dramaturgia cubana.
Referências
CABRERA, Ramón (Coloquio). Palabra Abierta. La frontera borrosa entre las artes. In: Cúpulas. Publicación Semestral. Instituto Superior de Arte. Estudios, crítica y creación, n. 17-18. La Habana: Instituto Superior de Arte, 2005. p. 4-18.
DEL PINO, Amado. La riesgosa defensa del talento. Tablas: Revista de Artes Escénicas, La Habana, n. 1-2, p. 32-34, 1997.
ESPINA PRIETO, Rodrigo; RODRÍGUEZ RUIZ, Pablo. Raza y desigualdad en la Cuba actual. Temas – Cultura Ideología Sociedad. La Habana: Revista Temas, n. 45, p. 44-54, 2006.
GLEAN RIVERO, Manuel; CHÁVEZ SPÍNOLA, Gerardo. Catauro de seres míticos y legendarios en Cuba. La Habana: Centro de Investigación y Desarrollo de la Cultura Cubana Juan Marinello, 2005.
FULLEDA LEÓN, Gerardo. Entrevista concedida via e-mail a Marcos Alexandre, 2008.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. Calixta Comité. In: ______. Teatro escogido. Tomo I. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007a. p. 23-260.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. El Elegido. In: ______. Teatro escogido. Tomo II. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007b. p. 131-271.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. La balsa. In: ______. Teatro escogido. Tomo II. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007. p. 271-420.
HERNÁNDEZ ESPINOSA, Eugenio. María Antonia. In: ______. Teatro escogido. Tomo I. Selección y prólogo de Inés María Martiatu Terry. La Habana: Editorial Letras Cubana, 2007c. p. 261-368.
MARTIATU TERRY, Inés María. Entrevista concedida via e-mail a Marcos Alexandre, 2008.
RODRÍGUEZ CORONEL, Rogelio. Crítica al paso. La Habana: Ediciones Unión, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Marcos Antônio Alexandre (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).