Tecnopolíticas da EAD:

plataformas educacionais entre Foucault, Han e Freire

Autores

Palavras-chave:

Plataformização da Educação, Psicopolítica, Vigilância Algorítmica

Resumo

O artigo aborda a expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil, impulsionada por políticas públicas e pela plataformização do ensino. O objeto de estudo são as implicações tecnopolíticas, jurídicas e psicossociais desse fenômeno, analisando como a EAD reconfigura as práticas educativas sob uma lógica neoliberal de vigilância, performatividade e mercantilização. O objetivo geral é compreender como as plataformas digitais, com seus sistemas algorítmicos, reestruturam a experiência pedagógica e a subjetividade de alunos e professores. A metodologia utilizada é qualitativa, com abordagem exploratória e crítica, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de leis, dados oficiais e produção acadêmica.Os resultados indicam que a plataformização, sob o discurso da democratização, intensifica a precarização do trabalho docente, promove o controle por meio da vigilância algorítmica e gera impactos negativos na saúde mental dos estudantes, como ansiedade e burnout, ao impor uma lógica de autogestão e desempenho contínuo. No entanto, observa-se a resistência de cursos como Direito e Psicologia, que defendem a presencialidade como essencial para a formação ética e crítica. Conclui-se que a EAD, nos moldes atuais, atua como um dispositivo de controle que fragiliza a dimensão humana e crítica da educação. A superação desse modelo exige uma reorientação para um paradigma democrático e dialógico, que utilize a tecnologia para promover o cuidado, a autonomia e a formação de sujeitos críticos, em vez de apenas reproduzir a lógica de mercado.

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Biografia do Autor

  • Luís Otávio Vilela da Cruz, Universidade Federal de São Carlos

    Mestrando em Produção de Conteúdo Multiplataforma pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Advocacia Criminal, Tribunal do Júri e Execuções Penais pela Legale Educacional. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Pucminas).

  • Nivea Dias Fernandes, Pucminas

    Bacharelanda em Psicologia pela Pucminas, campus Poços de Caldas. Professora de língua inglesa.

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Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecnopolíticas da EAD:: plataformas educacionais entre Foucault, Han e Freire. (2025). Algoritmos & Sociedade, 1(1), 1-30. https://periodicos.ufmg.br/index.php/algoritmosesociedade/article/view/59841

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