Conhecimento e uso da biossegurança por profissionais de saúde bucal do SUS do Sertão Pernambucano

  • Letícia Francine Silva Ramos Universidade de Pernambuco
  • Adriano Referino da Silva Sobrinho Universidade de Pernambuco
  • Marilia de Lima Soares Universidade de Pernambuco- Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Eduardo Sérgio Donato Duarte Filho Universidade de Pernambuco / Centro Universitário Tabosa de Almeida
  • Stefânia Jerônimo Ferreira Universidade de Pernambuco
  • Marianne de Vasconcelos Carvalho Universidade de Pernambuco

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento e o uso dos procedimentos que envolvem a biossegurança por cirurgiões dentistas e assistentes de saúde bucal em um município do sertão de pernambucano, buscando averiguar a compreensão da necessidade e da importância da utilização da biossegurança.

Métodos: Estudo observacional descritivo realizado através de questionário aplicado para os profissionais da área odontológica vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. A amostra foi constituída de 29 profissionais da área odontológica que responderam ao questionário, sendo 9 dentistas e 20 auxiliares.

Resultados: Cem por cento dos profissionais afirmam lavar as mãos antes e depois dos procedimentos. Apenas 20% dos ASB lavam o instrumental em pia fora do consultório; 90% costumam fazer a assepsia da cadeira odontológica após cada atendimento; 95% costumam fazer a assepsia da cuspideira e do equipo/cárter após cada atendimento.

Conclusão: Os profissionais possuem conhecimento satisfatório acerca da biossegurança no consultório odontológico. Contudo, deve-se uma atenção especial ao uso de luvas estéreis e de campo cirúrgico durante os procedimentos necessários, bem como à disponibilização de equipamentos de proteção individual aos pacientes, a fim de minimizar o risco de contaminação cruzada.

Descritores: Contenção de riscos biológicos. Saúde bucal. Sistema Único de Saúde. Educação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-24
Como Citar
Francine Silva Ramos, L., Referino da Silva Sobrinho, A., de Lima Soares, M., Sérgio Donato Duarte Filho, E., Stefânia Jerônimo Ferreira, & Marianne de Vasconcelos Carvalho. (2020). Conhecimento e uso da biossegurança por profissionais de saúde bucal do SUS do Sertão Pernambucano. Arquivos Em Odontologia, 56. https://doi.org/10.7308/aodontol/2020.56.e15
Seção
Artigos