Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas da atenção básica sobre estomatologia

Autores

  • Adriano Referino Universidade de Pernambuco
  • Israel Carvalho Universidade de Pernambuco
  • Letícia Ramos Universidade de Pernambuco
  • Ytalo Maciel Universidade de Pernambuco
  • Marianne Carvalho Universidade de Pernambuco
  • Stefânia Ferreira Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e07

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento em Estomatologia dos cirurgiões-dentistas (CD) que atuam na Atenção Básica de um município de Pernambuco, Brasil.

Métodos: Este é um estudo observacional, indutivo, estatístico e de abordagem quantitativa. A população do estudo envolve os CD atuantes nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado pelos pesquisadores, contendo 27 perguntas sobre as lesões orais mais comuns, diagnóstico clínico e condutas frente a diagnósticos clínicos específicos. O nível de conhecimento foi mensurado a partir da média de acertos dos profissionais. Os dados coletados foram processados por meio do uso do programa estatístico IBM SPSS 20.0®.

Resultados: A amostra obtida foi de treze CD. A média dos acertos nos conhecimentos específicos em Estomatologia foi de 17 (± 3,109). Quanto à classificação do desempenho geral, a maioria dos profissionais (69,2%) teve um desempenho regular. Quanto aos conhecimentos específicos sobre diagnóstico clínico, estes foram classificados como alto para a maioria (53,8%). Em relação aos conhecimentos específicos sobre as condutas adequadas frente às lesões, a classificação do desempenho foi baixa para a maioria dos participantes (84,6%).

Conclusão: De modo geral, os CD obtiveram um desempenho regular de conhecimento em Estomatologia. Recomenda-se o desenvolvimento de mais pesquisas devido à escassez de discussões sobre o tema na literatura.

Descritores: Odontólogos. Medicina bucal. Atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

Referino , A. ., Carvalho, I. ., Ramos, L., Maciel, Y., Carvalho, M., & Ferreira, S. (2021). Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas da atenção básica sobre estomatologia. Arquivos Em Odontologia, 57, 57–68. https://doi.org/10.7308/aodontol/2021.57.e07

Edição

Seção

Artigos