A qualidade do atendimento médico na determinação do acesso

visão de pós-graduandos em odontologia

Autores

  • Andréia Maria Duarte Vargas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Efigênia Ferreira e Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lia Castilho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Conceição Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thalita Thyrza de Almeida Santa-Rosa Universidade Estadual de Montes Claros
  • Tiago Araújo Coelho de Souza Universidade de Kentucky

Palavras-chave:

Acesso, Atendimento médico, Pós-graduandos

Resumo

Este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de pós-graduandos de Odontologia quanto à qualidade do atendimento médico na determinação do acesso aos serviços de saúde. A metodologia empregada seguiu um desenho qualitativo, onde a técnica de grupo focal foi empregada para a coleta de dados. O grupo focal foi constituído por oito pós-graduandos (seis mulheres e dois homens) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo todos usuários de planos de saúde privados. A discussão inicial partiu da indagação quanto aos motivos que levam a optar-se por determinado profissional ou serviço médico. A qualidade na relação médico-paciente emergiu como um fator essencial na determinação do acesso aos serviços médicos para a população estudada. A mudança dessa relação vertical entre médico e paciente passa também pelo controle social e formação profissional. O “endeusamento” do médico e das suas ações dificulta o diálogo horizontal entre o médico e o paciente. Para os participantes da pesquisa, a boa relação médico-paciente é determinante na escolha pelo serviço médico, e os mesmos se sentem parte deste processo uma vez que são também facilitadores na formação de recursos humanos em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, LUA, Avaliação da qualidade do cuidado sob a perspectiva do usuário: o projeto de vigilância à saúde bucal. (Dissertação). Natal, Rio Grande do Norte: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2000. 123 p.

Ramos, DD, Lima, MADS. Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos Saúde Pública. 2003; 19: 27-34.

Pereira, MG, Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002: 596.

Adami, NP, Acesso aos serviços de dermatologia de um centro de saúde-escola sob o modo de ver dos hansenianos. Rev. Paul. Enfermagem. 1993; 12: 82-86.

Franco, SC, Campos, GWS, Acesso a ambulatório específico de um hospital universitário. Rev. Saúde pública 1998; 32: 352-360.

Albuquerque, OM, Abegg, C, Rodrigues CS, Percepção de gestantes do Programa Saúde da Família em relação a barreiras no atendimento odontológico em Pernambuco, Brasil. Cadernos De Saúde Pública. 2004; 20: 789-796.

Unglert, CVS, O enfoque da acessibilidade no planejamento da localização e dimensão de serviços de saúde. Rev. Saúde Pública. 1990; 24: 445-452.

Boltanski, L, As classes sociais e o corpo. 2 ed Rio de Janeiro: Graal, 1984: 191.

Minayo, MC, O desafio do conhecimento. 4d São Paulo: Hucitec, 1998: 198.

Hudelson, MP, Qualitative Reseach for Health programes. Division of Mental Health. Wordl Health Organization.Geneva: 1994, 100.

Carlini-Cotrin, B, Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias Rev. Saúde Pública. 1996; 30: 285-293

Travassos, C. Viacava, F, Fernandes, C, Almeida, CM, Desigualdades geográficas e sociais na utilização de serviços de saúde no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva. 2000; 5: 133-149.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Vargas, A. M. D., Ferreira e Ferreira, E., Castilho, L., Ferreira, R. C., Santa-Rosa, T. T. de A., & Souza, T. A. C. de. (2016). A qualidade do atendimento médico na determinação do acesso: visão de pós-graduandos em odontologia. Arquivos Em Odontologia, 43(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3436

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3