Conhecimento de graduandos, pós-graduandos e docentes de Odontologia em relação à bioética

Autores

  • Letícia Ferreira dos Santos Universidade de São Paulo
  • Letícia Oliveira Tonin Universidade de São Paulo
  • Ricardo Henrique Alves da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino, Bioética, Odontologia

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento de graduandos, pós-graduandos e docentes no que se refere às atividades de pesquisa científica em Odontologia e sua relação com a Bioética.

Materiais e Métodos: Foram selecionados alunos de graduação, pós-graduação e docentes, perfazendo 10 sujeitos de pesquisa para cada grupo especificado, em cada um dos cursos de Odontologia da Universidade de São Paulo, para aplicação de questionário objetivo.

Resultados: Com relação à assinatura de termo de consentimento para realização de fotos em pacientes, 46,7% (graduandos), 39,3% (pós-graduandos) e 42,6% (docentes) afirmaram não solicitar autorização, embora reconheçam a necessidade de assinatura do mesmo antes do início do tratamento, relatando existir, quando da participação em pesquisas, termo de autorização.

Conclusões: Os alunos de graduação e pós-graduação, bem como os docentes das unidades de Odontologia estudadas, demonstraram possuir conhecimentos básicos sobre os aspectos relacionados à Bioética e Ética em pesquisa com seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Rego S. Contribuições da bioética para a saúde pública. Cad Saúde Pública. 2007; 23:2530-1.

Potter VR. Bioethics: bridge to the future. 2nded. Englewood Cliffs: Prentice Hall; 1971.

Aires CP, Hugo FN, Rosalen PL, Marcondes FK. Teaching of bioethics en dental graduate programs in Brazil. Braz Oral Res. 2006; 20:285-9.

Ferreira HM, Ramos LH. Curriculum guideline for teaching ethics in undergraduate nursing program. Acta Paul Enferm. 2006; 19:271-8.

Silva RP, Ribeiro VMB. Inovação curricular nos cursos de graduação em medicina: o ensino da bioética como uma possibilidade. Rev Bras Educ Med. 2009; 33:134-43.

Kottow M. Introducción a la bioética. Santiago: Editorial Universitária; 1995.

Nicholas B. Power and the teaching of medical ethics. J Med Ethics. 1999; 25:507-13.

Cabral MML, Schindler HC, Abath FGC. Regulamentações, conflitos e ética da pesquisa médica em países em desenvolvimento. Rev Saúde Pública. 2006; 40:521-7.

Muccioli C, Dantas PEC, Campos M, Bicas HEA. Relevância do Comitê de Ética em Pesquisa nas publicações científicas. Arq Bras Oftalmol. 2008; 71:773-4.

Lima SG, Lima TAG, Macedo LA, Sá MPBO, Vidal ML, Gomes RAF, et al. Ética em pesquisas com seres humanos: do conhecimento à prática. Arq Bras Cardiol. 2010; 95:289-94.

Clotet J. Por que Bioética? Rev Bioética. 1993; 1:13-9.

Mota S. Enciclopédia virtual da bioética. Biodireito (verbete). 1996.

Rego S. Educação e competência moral em Bioética. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Bioética. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Bioética; 2005.

Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Ciênc Saúde. 2007; 14:13-6.

Correa FJL. Enseñar bioética: cómo trasmitir conocimientos, actitudes y valores. Acta Bioeth. 2008; 14:11-8.

Kipper DJ. Docentes de bioética: critérios de certificação e qualificação. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Bioética. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Bioética; 2005.

Rego S, Palácios M, Batista RS. Bioética para profissionais da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2009.

Freitas SFT, Kovaleski DF, Boing AF. Desenvolvimento moral em formandos deum curso de odontologia: uma avaliação construtivista. Cienc Saude Colet. 2005; 10:453- 62.

Amorim CPC. Nos labirintos da vida: a (bio)ética na formação de odontólogos (a visão de docentes) [dissertação]. Natal: Centro de Ciências Sociais da Saúde - UFRN; 2002.

Matos MS, Tenório R. Percepção de alunos, professores e usuários acerca da dimensão ética na formação de graduandos de odontologia. Cienc Saude Col. 2010; 15: 3255-64.

Amorim AG, Souza ECF. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Ciênc Saúde Col. 2010;15:869-78.

Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO; 2002.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Santos, L. F. dos, Tonin, L. O., & Silva, R. H. A. da. (2016). Conhecimento de graduandos, pós-graduandos e docentes de Odontologia em relação à bioética. Arquivos Em Odontologia, 47(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3564

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)