Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano

Autores

  • Michael Medeiros Costa Faculdades Integradas de Patos - FIP
  • Arthur Diego Leite Barbosa Faculdades Integradas de Patos - FIP
  • Jocianelle Maria Félix de Alencar Fernandes Universidade de Pernambuco - UPE
  • Fátima Roneiva Alves Fonseca Faculdades Integradas de Patos - FIP
  • Suyene de Oliveira Paredes Faculdades Integradas de Patos - FIP

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos professores e práticas de saúde bucal nas escolas de ensino fundamental em um município de pequeno porte pertencente ao Sertão Paraibano. Materiais e Métodos: Utilizou-se um questionário composto por questões relativas às condições sociodemográficas, ao conhecimento das principais medidas preventivas e agravos de saúde bucal, como também questões relacionadas à existência de atividades educativas em saúde bucal nas unidades públicas de ensino. A amostra correspondeu ao censo de professores cadastrados na rede de ensino fundamental de Desterro-PB, totalizando 61 educadores. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Resultados: Comprovou-se percentual considerado de professores graduados ou pós-graduados (81,9%). Quando avaliados a respeito dos principais agravos de saúde bucal; 54,3% dos entrevistados mencionaram cárie dentária como uma patologia e apresentam conhecimento satisfatório em relação à etiologia da doença. Ao serem questionados em relação às medidas preventivas em saúde bucal; 95,1% dos educadores afirmaram que a técnica utilizada é o fator mais importante durante a escovação dentária, porém, apenas 16,4% relataram inserir a quantidade correta de dentifrício na escova. Um percentual expressivo da amostra já recebeu informações a respeito dos cuidados em saúde bucal (95,1%). Porém, do total de pesquisados, um pouco mais da metade afirmou transmitir essas informações aos alunos. Entre aqueles que relataram não realizar tal tarefa, 41% mencionaram a falta de material de apoio como maior obstáculo para abordar os conteúdos dentro das instituições de ensino. A existência de atividades educativas em saúde bucal, realizada por odontólogos, foi presenciada por 85,2 % dos educadores. Conclusão: Embora existam práticas preventivas nas escolas pesquisadas, há necessidade da implementação de programas de educação continuada sobre saúde bucal, que sejam direcionados aos professores, com o intuito de tornar esses profissionais da educação mais aptos a abordar essa temática em sala de aula.

Descritores: Conhecimento. Saúde bucal. Docentes. Educação infantil.

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Biografia do Autor

Michael Medeiros Costa, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Faculdades Integradas de Patos (FIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Arthur Diego Leite Barbosa, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Cirurgião dentista, Faculdades Integradas de Patos (FIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Jocianelle Maria Félix de Alencar Fernandes, Universidade de Pernambuco - UPE

Departamento de Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE), Camaragibe, Pernambuco,
Brasil.

Fátima Roneiva Alves Fonseca, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Curso de Odontologia, Faculdades Integradas de Patos (FIP), Patos, Paraíba, Brasil.

Suyene de Oliveira Paredes, Faculdades Integradas de Patos - FIP

Curso de Odontologia, Faculdades Integradas de Patos (FIP), Patos, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2016-06-14

Como Citar

Costa, M. M., Barbosa, A. D. L., Fernandes, J. M. F. de A., Fonseca, F. R. A., & Paredes, S. de O. (2016). Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos Em Odontologia, 50(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3664

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