Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano
DOI:
https://doi.org/10.7308/aodontol/2014.50.4.06Palavras-chave:
Conhecimento, Saúde bucal, Docentes, Educação infantilResumo
Objetivo: Este estudo objetivou avaliar o conhecimento dos professores e práticas de saúde bucal nas escolas de ensino fundamental em um município de pequeno porte pertencente ao Sertão Paraibano.
Materiais e Métodos: Utilizou-se um questionário composto por questões relativas às condições sociodemográficas, ao conhecimento das principais medidas preventivas e agravos de saúde bucal, como também questões relacionadas à existência de atividades educativas em saúde bucal nas unidades públicas de ensino. A amostra correspondeu ao censo de professores cadastrados na rede de ensino fundamental de Desterro-PB, totalizando 61 educadores. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva.
Resultados: Comprovou-se percentual considerado de professores graduados ou pós-graduados (81,9%). Quando avaliados a respeito dos principais agravos de saúde bucal; 54,3% dos entrevistados mencionaram cárie dentária como uma patologia e apresentam conhecimento satisfatório em relação à etiologia da doença. Ao serem questionados em relação às medidas preventivas em saúde bucal; 95,1% dos educadores afirmaram que a técnica utilizada é o fator mais importante durante a escovação dentária, porém, apenas 16,4% relataram inserir a quantidade correta de dentifrício na escova. Um percentual expressivo da amostra já recebeu informações a respeito dos cuidados em saúde bucal (95,1%). Porém, do total de pesquisados, um pouco mais da metade afirmou transmitir essas informações aos alunos. Entre aqueles que relataram não realizar tal tarefa, 41% mencionaram a falta de material de apoio como maior obstáculo para abordar os conteúdos dentro das instituições de ensino. A existência de atividades educativas em saúde bucal, realizada por odontólogos, foi presenciada por 85,2 % dos educadores.
Conclusão: Embora existam práticas preventivas nas escolas pesquisadas, há necessidade da implementação de programas de educação continuada sobre saúde bucal, que sejam direcionados aos professores, com o intuito de tornar esses profissionais da educação mais aptos a abordar essa temática em sala de aula.
Downloads
Referências
Moreira PV, Rosenblat A, Passos IA. Prevalência de cárie dentária em adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Cienc. Saude Coletiva. 2007; 1:1229-36.
Moura C, Cavalcanti AL, Bezerra PKM. Prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos de idade, Campina Grande, Paraíba, Brasil: enfoque socioeconômico. Rev Odonto Cienc. 2008; 23(3): 256-62.
Neves AM, Passos IA, Oliveira AFB. Estudo da prevalência e severidade de gengivite em população de baixo nível socioeconômico. Odontol Clin Cient. 2010; 9(1): 65-71.
Sá LO, Vasconcelos MMVB. A importância da educação em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental – Revisão de literatura. Odontol Clin Cient. 2009; 8(4): 299-303.
Granville-Garcia AF, Silva JM, Guinho SF, Menezes V. Conhecimento de professores de ensino fundamental sobre saúde bucal. RGO. 2007; 55(1): 29-34.
Oliveira JJB, Sousa PGB, Oliveira FB, Moura SAB. Conhecimento e práticas de professores de ensino fundamental sobre saúde bucal. IJD, Int. J. Dent. 2010; 9(1): 21-7.
Aerts D, Abegg C, Cesa K. O papel do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde. Cienc Saúde Coletiva. 2004; 9(1): 131-8.
Brasil. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2010.
Aragão AKR, Sousa PGB, Ferreira JMS, Duarte RC, Menezes VAM. Conhecimento de Professores das Creches Municipais de João Pessoa Sobre Saúde Bucal Infantil. Pesqui Bras Odontopedediatria Clin Integr. 2010; 10(3): 393-8.
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola, PSE, e dá outras providências. [Internet] Brasília; 2007. [acesso 2012 ago 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6286.htm
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Saúde na Escola. Cadernos de Atenção Básica nº24, Brasília, 2009.
Garcia PPNS, Caetano DG. Conhecimento de professores do ensino fundamental (Ciclo II) de Araraquara sobre cárie dentária e doença periodontal. Rev. Odontol. UNESP. 2008; 37(4): 371-9.
Manjunath G, Kumar NN. Oral health knowledge, attitude and practices among school teachers in Kurnool – Andhra Pradesh. 2013; 7(1): 17-24.
Brasil. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF; 1996.
Garbin CAS, Rovida TAS, Peruchini LFD, Martins RJ. Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. RFO. 2013; 18(3): 321-327.
Santos PA, Rodrigues JA, Garcia PPNS. Avaliação do conhecimento dos professores do ensino fundamental de escolas particulares sobre saúde bucal. Rev. Odontol. UNESP. 2002; 31(2): 205-14.
Santos PA, Rodrigues JA, Garcia PPNS. Avaliação do conhecimento e comportamento de saúde bucal de professores de ensino fundamental da cidade de Araraquara. J Bras Odontopediatria Odontol Bebê. 2003; 6(33): 389-97.
Medeiros MID, Medeiros LADM, Almeida RVD, Padillha WWN. Conhecimentos e atitudes de professores de ensino fundamental sobre saúde bucal: um estudo qualitativo. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr. 2004; 4(2):131-6.
Santos PA, Rodrigues JÁ, Garcia PPNS. Conhecimento sobre prevenção de cárie e doença periodontal e comportamento de higiene bucal de professores de ensino fundamental. Cienc Odontol Bras. 2003; 6(1): 67-74.
Dawani N, Afaq A, Bilal S. Oral health knowledge, attitude and practices amongst teachers of public school set-up of Karach, Pakistan. J Dow Uni Health Sci 2013; 7(1): 15-9.
Maia ER, Xenofonte SLB, Oliveira JHSX. Conhecimento dos professores de escolas da educação infantil e ensino fundamental sobre saúde bucal. Cad Cult. Ciênc. 2013; 12 (1): 125-34.
Kumar S, Kulkrani S, Jain S, Meena Y, Tadakamadla J, Tibdewal H, et al. Oral health knowledge, attitudes and behavior of elementary school teachers in India. RGO. 2012; 60(1): 19-25.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Saúde Bucal. Cadernos de Atenção Básica nº17, Brasília, 2006.