A "desmanicomização" da loucura e o direito
Resumo
O artigo busca uma reflexão sobre o indivíduo louco e as práticas médicas concernentes à loucura, inclusive os manicômios. Para tanto, tenta-se reconstruir a genealogia da loucura e os seus fundamentos ao longo da História. Realiza-se, após, uma análise de como o Direito pode intervir na situação dos loucos na sociedade hodierna e procede-se a uma análise do Projeto de Lei n. 3657/89, do Deputado Paulo Delgado, o qual prevê a extinção dos manicômios e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória.
Referências
DESCARTES, René. Discurso do método. [Discours de la Méthode] Trad. Elza Moreira Marcelina. 1.ed., Brasília: Universidade de Brasília, 1981.
FOUCAULT, Michel. História da loucura. [Histoire de la Folie à l'Âge Classique] Trad, José Teixeira Coelho Netto. 3. ed., São Paulo: Perspectiva, 1993.
_______. O nascimento da clínica. [Naissance de la Clinique] Trad. Roberto Machado. 4. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.
HÉBER-SUFRIN, Pierre. O "Zaratustra" de Nietzsche. [Le Zarathoustra de Nietzsche). Trad. Francoise Balibar. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.
MACHADO, Roberto et al. Danação da norma. 1.ed., Rio de Janeiro: Graal, 1978.
PESSONNEAUX, E. Dictionnaire Grec-Français. 27. ed., Paris: Librairie Classique Eugéne Belin, 1946.
PESSOTTI, Isaias. A loucura e as épocas. 1. ed., Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
SILVA FILHO, João Ferreira da. A medicina, a psiquiatria e a doença men- tal. In: Cidadania e Loucura. 3.ed., Petrópolis: Vozes, 1992.
SZASZ, Thomas. A fabricação da loucura. [The Manufacture of Madness] Trad. Dante Moreira Leite. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Do hospício à comunidade. 1.ed., Belo Horizonte: Sociedade Editora e Gráfica de Ação Comunitária, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.