Os efeitos recursais e a causa madura: implicações e limitações
DOI:
https://doi.org/10.69881/b6bf2h14Resumo
Trata-se de estudo a respeito da teoria da Causa Madura, conforme sua aplicação no art. 515, §3° com os efeitos recursais, salvo o suspensivo, de acordo com a classificação adotada por Nelson Nery Junior em sua obra “Princípios Fundamentais – Teoria Geral dos Recursos” tendo em vista as principais polêmicas sobre o referido artigo, quais sejam, a possibilidade de sua aplicação ex officio e, ainda, a substituição ou não da sentença anulada. Com supedâneo em vasta bibliografia, a autora principia por analisar rapidamente os principais motivos da Causa Madura, quais sejam a celeridade e a efetividade processuais. Também questiona em que situações os efeitos devolutivo, translativo e substitutivo operam. Analisa as possibilidades de reformatio in pejus e de supressão do duplo grau de jurisdição e a necessidade de pedido expresso, por parte do recorrente, para a apreciação de mérito (princípio da demanda) e implicações relativas ao principio do contraditório. Discutem-se os temas “extensão” e “profundidade”, quando da devolução. O princípio da celeridade é contraposto a outros, como o da vedação da reformatio in pejus. Citam-se autores que defendem o privilégio de um ou de outro e, ainda, que adotam posição intermediária. Leva-se em conta também a posição das matérias de ordem pública. Questiona-se a existência da sentença anulada pela instância superior e suas implicações no efeito substitutivo. Ao final, apresenta-se uma visão da Causa Madura centrada nos princípios processuais, mas também – e primordialmente – nos efeitos recursais.
Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. por Vir- gílio Afonso da Silva. Tradução da 5ª edição alemã. São Paulo: Malheiros, 2008.
ARAUJO JUNIOR, Gediel Claudino. Recurso no processo civil. Teoria e Prática. 1ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
BOLZANI, Virgínia Brodbeck. Efeito devolutivo da apelação. 1ª edição. Rio de Janeiro: Aide, 2001.
CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 12ª edição, revisada e atualizada de acordo com: Lei 11.187. Rio d. Janeiro: Lumen Juris, 2006.
CINTRA, Antonio Carlos de Araujo; GRINOVER, Ada Pel- legrini; DINAMARCO, Candido R. Teoria geral do processo. 22ª edição, rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2006.
COSTA, José Rubens. Tratado de processo de conhecimento. 1ª edi- ção. Rio de Janeiro: Juarez de Oliveira, 2003.
CRUZ E TUCCI, José Rogério. Lineamentos da nova reforma do CPC: Lei 10.352 de 26.12.2001, Lei 10.358 de 27.12.2001. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, p. 60.
DIDIER JUNIOR, Freddie e CUNHA, Leonardo José Carnei- ro. Curso de Direito Processual Civil. Meios de impugnação às decisões ju- diciais e processo nos tribunais. 7ª edição. Bahia: JusPodivm, 2009, 3v.
DINAMARCO, Cândido Rangel. A reforma da reforma. São Paulo: Malheiros, 2002.
FERREIRA, William Santos. Aspectos polémicos e práticos da nova reforma processual civil. Rio de janeiro: Forense, 2002
GRECO FILHO, Vicente. Direito processual civil brasileiro. 16ª edição. São Paulo: Saraiva, 2003, 2v.
MIRANDA, Pontes. Comentários ao Código de Processo Civil. Arts. 496 a 538. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2002, Tomo XII.
MIRANDA, Pontes. Comentários ao Código de Processo Civil. Arts. 154 a 281. 4ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1997, Tomo III.
MOREIRA, José Carlos Barbosa. Comentários ao Código de Pro- cesso Civil. Arts. 476 a 565. 13ª Edição. Rio de Janeiro: Forense, 2006, 5v.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios Fundamentais - Teoria Geral dos Recursos. 5ª edição. São Paulo: RT, 2000.
NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; CAMBI, Accácio. Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e de outras formas de impugnação às decisões judiciais. 3ª edição. São Pau- lo: Revista dos Tribunais, 2003.
POZZA, Pedro Luiz. As novas regras dos recursos no processo civil e outras alterações. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
SANTOS, Ernane Fidélis dos. Manual de Direito Processual Civil. 4ª edição. São Paulo: Saraiva, 1996, 1v.
SILVA, Ovídio A. Batista da. Curso de Processo Civil. Processo de Conhecimento. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 47ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2007, v.1.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Direito e processo. Direito Processual ao vivo. Rio de Janeiro: Aide, 1997, v.5.
WAMBIER, Luiz Rodrigues; WAMBIER, Teresa Arruda Al- vim. Breves comentários à 2ª reforma do CPC. 2ª Edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Pilar de Souza Paula Coutinho Elói

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.