O cinema de Almodóvar: Arte e crime entre quatro paredes
Abstract
Resumo: O presente artigo pretende explorar a ótica do cineasta espanhol Pedro Almodóvar sobre o crime. Almodóvar é conhecido pela sentimentalidade aflorada às últimas consequências, de seus personagens. Isto nos oferece a oportunidade de articular os campos da lógica criminal e jurídica dos casos apresentados nos filmes do diretor; bem como uma abordagem psicanalítica acerca dos mesmos. Assim, intenta-se desenvolver o domínio circunstancial do cometimento do crime, bem como analisar a influência da lente do diretor sobre o efeito final apresentado ao espectador, destinatário e analista dos crimes denunciados na tela. Para tanto, trabalharemos com “Volver”, e suas implicações acerca da desestruturação familiar provocada pelo incesto.
Palavras-chave: Almodóvar; Crime; Cinema; Volver; Incesto.
Abstract: This article intends to explore Spanish film director Pedro Almodóvar’s views about crime. Almodóvar is known for giving his characters extreme sensibility. Therefore, we are offered the opportunity to join the fields of legal and criminal logic of the cases shown in the director’s films, as well as a psichoanalytic approach to them. Thus, I will try to develop the circumstantial domain of crime, analyzing the influence of the director’s lenses over the final effect presented to the audience, both as receiver and analyst of the crimes denounced on screen. For that, we will look at “Volver”, and its implications about the family’s destructuring caused by incest.
Key-Words: Almodóvar; Crime; Cinema; Volver; Incest.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista do Centro Acadêmico Afonso Pena
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.