Identidade democrática e constitucionalismo

a construção da democracia no Brasil sob a perspectiva da evolução das limitações impostas ao poder de reforma constitucional nas Constituições brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69881/rcaap.v28i1.48145

Resumo

Este artigo tem como objeto o exame da relação entre a evolução do constitucionalismo no Brasil, com a definição e ampliação dos limites impostos ao poder de reforma constitucional nas constituições nacionais, e a construção da identidade democrática brasileira. Para tanto, adota-se o método analítico, por meio de pesquisa crítica doutrinária, legislativa e jurisprudencial. A conclusão é no sentido de que existe uma relação direta entre a construção da identidade democrática brasileira e a evolução do constitucionalismo no Brasil, sob a perspectiva dos limites impostos ao poder de reforma constitucional, especialmente, quando se observa que as Constituições brasileiras não-democráticas não prescrevem quaisquer barreiras circunstanciais ou materiais ao exercício do poder de reforma do texto constitucional, enquanto que as Constituições democráticas o fazem, fixando e expandindo tais limites, os quais são ampliados na Constituição Cidadã, a enaltecer o ideal da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Egg Freire, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET)

Professor do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Mestre em Direito Tributário pelo IBET. Doutorando em Direito Tributário pela UFMG. Advogado. Membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MG e da Comissão de Revisão do Projeto de Lei Complementar para Reforma do Código Tributário do Município de Ponta Porã/MS.

Referências

ACKERMAN, Bruce. Revolutionary Constitutions: Charismatic Leadership and the Rule of Law. Cambridge, MA; London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 2019.

ALARCÓN, Pietro de Jesús Lora. Constitucionalismo.Enciclopédia Jurídica da PUCSP. Tomo Direito Administrativo e Constitucional, 1. ed., abrilde 2017. Disponível em: <https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/98/edicao-1/constitucionalismo>. Acesso em: 03 de julho de 2023.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo.2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CARRION, Eduardo K. M. A revolução francesa e a declaração dos direitos: a revolução francesa e a construção dos direitos.In: Revista de Informação Legislativa, Senado Federal, a. 27, n. 106, abr./jun. 1990. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/175787/000450707.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 de julho de 2023.

CAVALCANTI, Amaro. Regimen Federativo e a Republica Brazileira.Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1900.

DAWSON, Christopher. Os deuses da revolução;com nova introdução de Joseph T. Stuart; introdução Arnold Toynbee; apresentação James Oliver; tradução André de Leones. 1. ed. São Paulo: É Realizações, 2018.

LOUGHLIN, Martin. Against Constitutionalism.Cambridge, MA: Harvard University Press, 2022.

MEYER, Emilio Peluso Neder. A decisão no controle de constitucionalidade.São Paulo: Método, 2008.

______. Illiberalism in Brazil: from constitutional authoritarianism to bolsonarism.In: The Journal of Illiberalism Studies vol. 3, n. 2 (2023): 21-41. Disponível em: https://www.illiberalism.org/illiberalism-in-brazil-from-constitutional-authoritarianism-to-bolsonarism. Acesso em: 30 de junho de 2023.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional.8. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Atlas, 2000.

MOTA, Myrian Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio.1.ed. São Paulo: Moderna, 1997.

ROZNAI, Yaniv. Unconstitutional Constitutional Amendments: The Limits of Amendment Powers.Oxford: Oxford University Press, 2017.

RUBINELLI, Lucia. Constituent Power.Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

SAMPAIO, José Adércio Leite. Teorias constitucionais em perspectiva.In: SAMPAIO, José Adércio Leite (Coord.). Crise e desafios da constituição: perspectivas críticas da teoria e das práticas constitucionais brasileiras. Belo Horizonte, Del Rey, 2003.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de direito constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SOUZA NETO, Cláudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direito constitucional: teoria, história e métodos de trabalho.Belo Horizonte: Fórum, 2012.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional.18. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Downloads

Publicado

21.02.2024

Como Citar

Egg Freire, M. (2024). Identidade democrática e constitucionalismo: a construção da democracia no Brasil sob a perspectiva da evolução das limitações impostas ao poder de reforma constitucional nas Constituições brasileiras. Revista Do CAAP, 28(1), 1–21. https://doi.org/10.69881/rcaap.v28i1.48145

Edição

Seção

Artigos