O concurso entre a lavagem e os crimes tributários

uma análise à luz do princípio non bis in idem

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o concurso entre a lavagem de dinheiro e os crimes contra a ordem tributária, tendo como pano de fundo o princípio non bis in idem, e identificando o conteúdo de injusto específico para cada uma dessas infrações penais. O elemento que norteia a discussão é a explicitação do instituto da autolavagem (selflaudering), assim como o exame dos parâmetros para que os crimes tributários figurem como antecedentes à lavagem de dinheiro. A metodologia adotada pelo trabalho é a análise histórica e qualitativa do enquadramento doutrinário e jurisprudencial dado ao tema. Resulta do exame empreendido um conjunto de fundamentos a serem observados para a incidência ou não do princípio da consunção no concurso entre a lavagem e os crimes tributários. Como conclusão o trabalho aponta para a necessidade de o jurista atentar-se para a evolução legislativa da matéria, tendente, até o momento, a comprometer a determinação e a previsibilidade da ordem jurídica. Nesse sentido, a adequada aplicação da consunção, quando autorizada pelas circunstâncias do caso concreto, na qual a vedação ao bis in idem é levada em consideração, é um instrumento valioso na lida com essa situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Henrique Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Direito (UFMG). Bolsista voluntário de iniciação científica pelo Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial, sob orientação da Prof. Dra. Fernanda Valle Versiani, com o tema "A responsabilidade tributária dos sócios e administradores de sociedades limitadas". Estagiário jurídico em Contencioso Ambiental do escritório William Freire Advogados Associados.

Ernesto Miranda de Carvalho, Faculdade de Direito da UFMG

Graduando em Direito (UFMG). Bolsista FAPEMIG de iniciação científica pelo Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito, sob orientação do Prof. Dr. Thomas da Rosa Bustamante, com o tema "Relações e oposições entre Kantismo e Positivismo no pensamento jurídico-filosófico de Hans Kelsen". Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia Analítica do Direito da Faculdade de Direito da UFMG.

Downloads

Publicado

31.05.2024

Como Citar

Henrique Fernandes, A. C., & Miranda de Carvalho, E. (2024). O concurso entre a lavagem e os crimes tributários: uma análise à luz do princípio non bis in idem. Revista Do CAAP, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/caap/article/view/51357

Edição

Seção

Artigos