Impacto da contaminação de corpos hídricos na capacidade da vegetação em mitigar a poluição do ar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/248949.24.24-2

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Corpos hídricos, Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Qualidade do ar

Resumo

Este estudo investiga a conscientização ambiental entre alunos do Ensino Médio Técnico em relação aos recursos hídricos, considerando sua percepção sobre contaminação, proteção ambiental e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O contexto revela uma crescente preocupação global com a preservação dos ecossistemas aquáticos e a gestão sustentável da água, destacando a importância da educação ambiental nesse cenário. O problema identificado é a necessidade de avaliar o nível de conscientização dos alunos sobre questões ambientais, especialmente relacionadas aos recursos hídricos, e explorar suas percepções e conhecimentos sobre medidas de proteção e restauração ambiental. A metodologia adotada envolveu a aplicação de entrevistas estruturadas com alunos do Ensino Médio Técnico, seguidas de análise de dados quantitativos por meio de gráficos representativos das percepções dos estudantes. A justificativa para este estudo reside na importância de entender e promover a conscientização ambiental entre os jovens, preparando-os para serem agentes ativos na sustentabilidade ambiental futura. A conclusão do estudo destaca uma conscientização robusta entre os alunos sobre os desafios enfrentados pelos recursos hídricos, incluindo a contaminação e a necessidade de políticas e práticas sustentáveis. Embora os estudantes demonstrem compreensão dos benefícios da proteção ambiental e dos ODS relacionados à água, há uma necessidade contínua de fortalecer a educação ambiental e aumentar a conscientização sobre essas questões críticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais / Pós-Doutorando em Geografia

Pós-doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2024). Doutor em Geografia (Geografia Aplicada e Geotecnologias) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2024). Mestre em Geografia (Geografia e Relações de Poder) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Resíduos Sólidos - (UEMG) e do Laboratório de Estudos Territoriais (LESTE/IGC/UFMG) - Geografia Aplicada. Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos, economia do conhecimento. Responsável pelo desenvolvimento e implantação do software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br

Alysson Martins Rodrigues, Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

Mirella Fernanda de Carvalho Silva, Discente do curso de agronegócio da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

Discente do curso de agronegócio da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo

Ruan Lopes dos Santos Pereira, Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo - Fundação Helena Antipoff

Discente do curso de mecânica da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo - Fundação Helena Antipoff

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Rodrigues Xavier da Cruz, U., Martins Rodrigues, A., Fernanda de Carvalho Silva, M., & Lopes dos Santos Pereira, R. (2024). Impacto da contaminação de corpos hídricos na capacidade da vegetação em mitigar a poluição do ar. Cadernos Do Leste, 24(24). https://doi.org/10.29327/248949.24.24-2

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)