O traço em Ana Hatherly – a letra do desenho, o desenho da letra

Autor/innen

  • Erick Gontijo Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.241-259

Schlagwörter:

Traço, Letra, Imagem, Leitura

Abstract

Neste artigo, investigam-se o pensamento do gesto e a presença do traço como elementos comuns às obras visuais e aos poemas de Ana Hatherly. A reflexão se fundamenta em textos teóricos da autora, em um ensaio de Gonçalo Tavares a respeito da presença do traço nas palavras e nas imagens, no conceito de “escritura”, extraído de O império dos signos, de Roland Barthes, e no conceito de “anacrusa”, tal como formulado por Maurice Blanchot. Por fim, demonstra-se a indissociabilidade entre palavras e imagens nas anotações de sonhos presentes no livro Anacrusa, de Ana Hatherly, além de se delimitar os efeitos da reinvenção da leitura formulada pela autora ao longo de sua obra.

Literaturhinweise

BARTHES, R. O império dos signos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

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Veröffentlicht

2024-07-05

Zitationsvorschlag

O traço em Ana Hatherly – a letra do desenho, o desenho da letra. (2024). Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 41(65), 241-259. https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.241-259