O traço em Ana Hatherly – a letra do desenho, o desenho da letra

Autores

  • Erick Gontijo Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.241-259

Palavras-chave:

Traço, Letra, Imagem, Leitura

Resumo

Neste artigo, investigam-se o pensamento do gesto e a presença do traço como elementos comuns às obras visuais e aos poemas de Ana Hatherly. A reflexão se fundamenta em textos teóricos da autora, em um ensaio de Gonçalo Tavares a respeito da presença do traço nas palavras e nas imagens, no conceito de “escritura”, extraído de O império dos signos, de Roland Barthes, e no conceito de “anacrusa”, tal como formulado por Maurice Blanchot. Por fim, demonstra-se a indissociabilidade entre palavras e imagens nas anotações de sonhos presentes no livro Anacrusa, de Ana Hatherly, além de se delimitar os efeitos da reinvenção da leitura formulada pela autora ao longo de sua obra.

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Referências

BARTHES, R. O império dos signos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

Costa, E. G. (2024). O traço em Ana Hatherly – a letra do desenho, o desenho da letra. Revista Do Centro De Estudos Portugueses, 41(65), 241–259. https://doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.241-259