Sobre palavras e pincéis
imagens de Lisboa pelo olhar de Teolinda Gersão e de Maluda
DOI:
https://doi.org/10.17851/2359-0076.44.72.%25pParole chiave:
Teolinda Gersão, A cidade de Ulisses, romance contemporâneo, Maluda, pintura, interartesAbstract
O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre o encontro interartístico entre o romance A cidade de Ulisses (2017), de Teolinda Gersão, e os seguintes quadros de Maria de Lourdes Ribeiro (Maluda): Lisboa III (1973), Lisboa XXXII (1986), Lisboa XXXIII (1987), Janela XXVIII (1987) e Janela XIX - Lisboa (1981), a partir da representação de imagens da cidade de Lisboa. O diálogo é conduzido através de teorias a respeito da correspondência entre a literatura e as artes plásticas, mais especificamente, entre romance e pintura. As imagens reveladas por meio das palavras da narrativa ganham ainda mais visibilidade por meio da apreciação dos quadros urbanos de Maluda, provocando ressonâncias significativas entre as composições das duas artistas. Os traços geometrizantes de Maluda intensificam o discurso literário de Teolinda Gersão em A cidade de Ulisses, mais uma obra da autora propícia ao diálogo interartes.
Riferimenti bibliografici
ALVES, Ida. A Poesia não é como a Pintura ou a Ordem das Visibilidades. In: AMARAL, Ana Luísa; Vilas-Boas, Gonçalo; Gonçalves, Lurdes; Martelo, Rosa Maria. Cadernos de literatura comparada: Poesia e outras artes: do modernismo à contemporaneidade. Volume 17. Porto: Instituto de Literatura Comparada / Afrontamento, 2007, p. 111-127.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
GERSÃO, Teolinda. A cidade de Ulisses. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2017.
NAMORA, Fernando. In: RIBEIRO, Maria de Lourdes. Maluda - Catálogo de exposição Galeria Bertrand do Chiado. Lisboa: Bertrand, 1985, p. 4.
PAMUK, Orhan. O romancista ingênuo e o sentimental. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RIBEIRO, Maria de Lourdes. Maluda - Catálogo de exposição Galeria Bertrand do Chiado. Lisboa: Bertrand, 1985.
Geometria de Maluda: Uma alma fascinada pelas formas, extracto da introducção da entrevista de Hugo Beja a Maluda. Revista Galeria de Arte. Nº 5, Ano 2, Junho/Agosto de 1996.
SOURIAU, Étienne. Correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Cultrix, Edusp, 1983.