Uma Tarefa para mais de um século
Schiller e os potenciais formativos da educação estética
Palavras-chave:
Educação estética, Beleza, Formação, Schiller.Resumo
No presente artigo, procuramos analisar o conceito de educação estética que aparece na obra A educação estética do homem numa série de cartas, de Friedrich Schiller. Na medida em que Schiller vê a separação entre o impulso formal e o impulso sensível como origem da fragmentação do homem e fonte dos males da sociedade, o estabelecimento do impulso lúdico é apontado pelo filósofo como caminho pelo qual se pode restaurar a harmonia no homem e na sociedade. Para Schiller, tal estado somente pode ser alcançado por meio da educação estética, na qual o livre jogo entre a razão e a sensibilidade, enquanto ausência de regras ou conceitos, identifica-se com a verdadeira liberdade humana. Com seu sentido de racionalidade ampliada e seus potenciais formativos, a educação estética schilleriana guarda ingente atualidade na contemporaneidade, sobretudo quando se trata de superar o caráter instrumental e fragmentário do conhecimento e o reducionismo cognitivista no campo educacional.
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