PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL
Palavras-chave:
Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo, Educação Superior, Educação FísicaResumo
O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para a composição dos conceitos presenças e ênfases na análise curricular no tocante ao tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com 10 professores, currículos vitae dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. São apresentados dois movimentos: no primeiro, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; no segundo, a análise da empiria configurou cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, relacionam-se com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.