PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo, Educação Superior, Educação Física

Resumo

O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para a composição dos conceitos presenças e ênfases na análise curricular no tocante ao tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com 10 professores, currículos vitae dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. São apresentados dois movimentos: no primeiro, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; no segundo, a análise da empiria configurou cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, relacionam-se com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre e Doutorando em Educação Fisica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor estatutário da Prefeitura Municipal de Serra/ES. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes). Formado em Magistério (nível médio) pelo Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2021-07-12

Edição

Seção

Artigos