PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL

Autores

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo, Educação Superior, Educação Física

Resumo

O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para a composição dos conceitos presenças e ênfases na análise curricular no tocante ao tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com 10 professores, currículos vitae dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. São apresentados dois movimentos: no primeiro, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; no segundo, a análise da empiria configurou cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, relacionam-se com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.

Biografia do Autor

  • Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestre e Doutorando em Educação Fisica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor estatutário da Prefeitura Municipal de Serra/ES. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef/Cefd/Ufes). Formado em Magistério (nível médio) pelo Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral.
  • Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

07/12/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL. edur [Internet]. 12º de julho de 2021 [citado 22º de abril de 2025];37(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20613

Artigos Semelhantes

1-10 de 1412

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)