PRESENÇAS E ÊNFASES DO TEMA DA SAÚDE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NOTAS PARA UMA ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL
Palavras-chave:
Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Currículo, Educação Superior, Educação FísicaResumo
O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para a composição dos conceitos presenças e ênfases na análise curricular no tocante ao tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com 10 professores, currículos vitae dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. São apresentados dois movimentos: no primeiro, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; no segundo, a análise da empiria configurou cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, relacionam-se com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.
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