EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADA À SAÚDE

UMA REVISÃO DE ESCOPO DOS ESTUDOS NO BRASIL

Autores

  • Raschelle Ramalho Rosas Universidade Federal do Amazonas
  • Raquel Procópio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto Federal do Ceará
  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

educação para a saúde, ensino, serviços de saúde escolar, educação física

Resumo

Esta revisão de escopo objetivou mapear os estudos que abordam a Educação Física escolar e sua relação com a saúde no Brasil. Buscou-se por estudos em oito bases de dados eletrônicas que avaliaram as ações pedagógicas relacionadas a educação para a saúde na Educação Física escolar. O processo de seleção foi feito por pares independentes. Uma síntese temática foi adotada. De 2.157 títulos, 13 foram incluídos. Eles foram publicados entre 2007 - 2020, representam intervenções nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste, com maior número ações na rede pública. As estratégias de intervenção destacam o trabalho teórico-conceitual que objetiva a mudança comportamental em relação a atividade física. Também há ações relacionadas ao protagonismo juvenil e comunitário. Destaca-se a necessidade de valorização do professor de Educação Física como mediador do processo educacional e que novos estudos considerem a relação Educação Física e saúde pelo prisma de sua complexidade, mormente, concebendo-a pelo seu caráter pedagógico.

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Biografia do Autor

Raschelle Ramalho Rosas, Universidade Federal do Amazonas

Bacharelanda em Educação Física (Promoção em Saúde e Lazer). Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Manaus, Amazonas (AM), Brasil.

Raquel Procópio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Educação Física. Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Manaus, Amazonas (AM), Brasil.

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Educação Física. Professor do Instituto Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará (CE), Brasil.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação Fisica. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Professor permante e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), polo UFAM.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Rosas, R. R. ., Oliveira, R. P. de ., Barbosa Filho, V. C. ., & Oliveira, V. J. M. de. (2024). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO DOS ESTUDOS NO BRASIL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39543

Edição

Seção

Artigos