NOVOS TEMPOS, NOVAS PERSPECTIVAS: RESSIGNIFICANDO A ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIDÁTICO-DIGITAL

Autores

  • Ana Patrícia Sá Martins Universidade Estadual do Maranhão
  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Escrita reflexiva, Letramento didático-digital, Formação inicial de professores.

Resumo

Nosso trabalho visa a analisar processos de (trans)formação de futuros professores de língua materna no curso de Letras para práticas de letramentos didático-digitais, a partir da escrita reflexiva em resenhas críticas. Situados no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada, desenvolvemos um conjunto de eventos de letramentos no, para e sobre o local de trabalho docente durante um Programa de Multiletramentos Didáticos, os quais oportunizaram o engajamento de futuros professores em projetos didáticos colaborativos em contextos escolares reais. Os resultados revelaram que o letramento didático-digital pode ser construído a partir das representações de ser e agir docentes, orientado para os modos como esses sujeitos significam, projetam e operam a escrita reflexiva nas práticas de ensino e aprendizagem de língua materna para os multiletramentos didáticos. Argumentamos que estas práticas podem colaborar nos usos responsivo e responsável da escrita nos contextos formativos de (futuros) professores.

Biografia do Autor

  • Ana Patrícia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutora em Linguística Aplicada pela UNISINOS- RS.Graduou-se em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como professora no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, dedicando-se, principalmente, à pesquisas quanto a formação de professores e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e Literatura no curso de Letras, sobretudo, nos seguintes temas: Tecnologias e mídias digitais, Gêneros digitais e ensino, Formação de professores, Multiculturalismo e Identidade docente

  • Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

    Doutora em Educação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, (multi) letramentos, uso de tecnologias no ensino de línguas, letramento digital/midiático crítico, formação de professores, identidade, atitudes, bilinguismo e variação.

Publicado

2023-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NOVOS TEMPOS, NOVAS PERSPECTIVAS: RESSIGNIFICANDO A ESCRITA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIDÁTICO-DIGITAL. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20700

Artigos Semelhantes

1-10 de 1298

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.