O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Valdelaine Mendes Professora Dra. Universidade Federal de Pelotas Pós-doutoranda Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função do docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são funções docentes. O trabalho docente no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os “professores”, e aqueles que as executam interagindo (virtualmente) com os alunos, os “tutores”. Palavras-chave: Professor. Tutor. Trabalho. Ensino a distância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdelaine Mendes, Professora Dra. Universidade Federal de Pelotas Pós-doutoranda Universidade de São Paulo

Professora Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Educação Física (UFPel), Bacharel em Ciências Sociais (UFPel), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação (USP), Pós-doutoranda em Educação (USP)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Mendes, V. (2023). O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21016

Edição

Seção

Artigos