O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Valdelaine Mendes Professora Dra. Universidade Federal de Pelotas Pós-doutoranda Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função do docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são funções docentes. O trabalho docente no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os “professores”, e aqueles que as executam interagindo (virtualmente) com os alunos, os “tutores”. Palavras-chave: Professor. Tutor. Trabalho. Ensino a distância

Biografia do Autor

  • Valdelaine Mendes, Professora Dra. Universidade Federal de Pelotas Pós-doutoranda Universidade de São Paulo
    Professora Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Educação Física (UFPel), Bacharel em Ciências Sociais (UFPel), Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Educação (USP), Pós-doutoranda em Educação (USP)

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Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O TRABALHO DO TUTOR EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR. (2023). Educação Em Revista , 28(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21016