EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROEJA: PROCESSOS DE ADESÃO E RESISTÊNCIA À IMPLANTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda Bolsista CAPES
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

PROEJA, Adesão, Resistência,

Resumo

O artigo discute os processos de adesão e resistência docentes na implantação de um curso do PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA – em uma escola agrícola federal. Foi um estudo qualitativo, com análise de documentos e de entrevistas com docentes e coordenadores que acompanharam o processo de criação do curso. Os docentes manifestam diferentes formas de adesão e resistência ao programa, manifestações que se expressam em distintos posicionamentos com relação ao Curso e sua organização pedagógica, à prática pedagógica, ao projeto político-pedagógico e ao dia-a-dia das aulas. As resistências ao programa deixam lacunas na formação dos alunos, como indicado nos depoimentos dos professores. Todavia, percebe-se que a resistência ao Programa, por parte de alguns foi diminuindo à medida que se envolveram com o curso, mas trata-se de um processo lento, contínuo e vulnerável a ações externas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Pelotas/Doutoranda Bolsista CAPES

Licenciada em Educação Física, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UFPel, atualmente realiza Doutorado em Educação na UFPel, como bolsista da CAPES.

Álvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas

Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction - University of Wisconsin - Madison em 2005. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Publicou 21artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 15 capítulos de livros e 11 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Orientou 7 trabalhos de iniciação científica e 12 trabalhos de conclusão de curso de especialização e de graduação nas áreas de Educação e Economia Doméstica. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Orienta trabalhos de dissertação de mestrado e de tese de doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou 2 destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ivo, A. A., & Hypolito, Álvaro M. (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROEJA: PROCESSOS DE ADESÃO E RESISTÊNCIA À IMPLANTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. Educação Em Revista, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21028

Edição

Seção

Artigos