As reformas necessárias ao ensino secundário brasileiro nos anos 1950, segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.

Autores/as

  • Katya Zuquim Braghini Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruno Bontempi Jr. Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

ensino secundário, educação como ação política, periódico educacional

Resumen

Neste artigo propõe-se uma análise dos artigos sobre o ensino secundário, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) ao longo dos anos de 1950. Investigam-se as críticas feitas por seus colaboradores à organização dada pela Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942) a ramo do ensino médio, assim como as principais propostas de reforma, visando a torná-lo mais ativo, mais prático e mais popular. O objetivo principal é investigar que novo padrão de ensino secundário se projetava da combinação dos argumentos, como ideal para o ensino secundário brasileiro nos anos 1950. Tais necessidades se justificavam pela idéia de que o mundo vinha sendo regido por “novos imperativos” culturais, que a escola brasileira deveria adotar a fim de fomentar o desenvolvimento do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katya Zuquim Braghini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutoranda do Grupo de Estudos e pesquisas em História da Educação (GEPHE) da UFMG. Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS). Graduada e licenciada em História pela Universidade de São Paulo.

Bruno Bontempi Jr., Universidade de São Paulo (USP)

Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado pelo Programa de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Braghini, K. Z., & Bontempi Jr., B. (2023). As reformas necessárias ao ensino secundário brasileiro nos anos 1950, segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Educação Em Revista, 28(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21030

Número

Sección

Artigos