ESCOLA E SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS CATADORAS

Autores

  • Gelsa Knijnik

Palavras-chave:

educação, educação matemática

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os significados atribuídos à catação de resíduos sólidos recicláveis por um grupo de alunos de uma escola municipal de São Leopoldo, que tinham sua existência vinculada a essa atividade. O material de pesquisa foi composto por entrevistas, feitas com oito crianças, desencadeadas por seus desenhos e registros em diário de campo. O estudo tem como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, as ideias do “Segundo” Wittgenstein e a obra de Zygmunt Bauman. A análise possibilitou inferir que aquelas crianças: a) participavam da catação, sobretudo, porque desejavam consumir, estando integrados à sociedade de consumo via uma “inclusão diferenciada”; e b) praticavam jogos de linguagem matemáticos que possuíam especificidades, mesmo que guardassem semelhanças de família com aqueles que constituem a matemática escolar.

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Biografia do Autor

  • Gelsa Knijnik
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS Área de trabalho: Educação Matemática

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ESCOLA E SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS CATADORAS. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];28(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21042