INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rosane Silvia Davoglio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vania Maria Aita de Lemos Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

atenção básica à saúde, educação superior em odontologia, ensino em odontologia, educação e saúde

Resumo

O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência em saúde nos serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes. Os participantes da foram estudantes do curso de Odontologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além do ganho de autonomia técnica, o período do Estágio possibilitou o fortalecimento da comunicação e tomada de decisão do estudante. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e comunidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação

Professora Adjunta

Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Faculdade de Odontologia/UFRGS

Rosane Silvia Davoglio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora assistente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Odontologia- Saúde Bucal Coletiva

Vania Maria Aita de Lemos, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em Odontologia.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Toassi, R. F. C., Davoglio, R. S., & Lemos, V. M. A. de. (2023). INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043

Edição

Seção

Artigos