INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Autores/as

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rosane Silvia Davoglio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vania Maria Aita de Lemos Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palabras clave:

atenção básica à saúde, educação superior em odontologia, ensino em odontologia, educação e saúde

Resumen

O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência em saúde nos serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes. Os participantes da foram estudantes do curso de Odontologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além do ganho de autonomia técnica, o período do Estágio possibilitou o fortalecimento da comunicação e tomada de decisão do estudante. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e comunidade. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutora em Educação

    Professora Adjunta

    Departamento de Odontologia Preventiva e Social

    Faculdade de Odontologia/UFRGS

  • Rosane Silvia Davoglio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Professora assistente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutora em Odontologia- Saúde Bucal Coletiva

  • Vania Maria Aita de Lemos, Universidade de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Mestre em Odontologia.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];28(4). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043

Artículos más leídos del mismo autor/a