O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Univeridade da Região de Joinville, Univille

Palavras-chave:

Educação, Políticas educativas, Livro Didático

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Discursos Educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no Ensino de História: um jazz possível”, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais, pós-abertura política, nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, pelo Guia do Livro Didático 2005. A pesquisa privilegiou metodologicamente a Análise do Discurso, AD, da corrente francesa, e, dessa forma, possibilitou perceber o funcionamento discursivo de duas coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores do município de Itajaí, SC – as coleções “Nova História Crítica” de autoria de Mario Furley Schimidt, publicada pela editora Nova Geração e “História & Vida Integrada”, de autoria de Nelson Piletti e Claudino Piletti e editora Ática. Por caminhos diferentes, os livros didáticos fazem funcionar sentidos de democracia, de cidadania e de regulação dos sentidos das subjetividades em processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Univeridade da Região de Joinville, Univille

Doutora em Educação pela Unicamp, professora dos Cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, ambos da Universidade da Região de Joinville, Univille.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Venera, R. A. S. (2023). O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21055

Edição

Seção

Artigos