O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Univeridade da Região de Joinville, Univille

Palavras-chave:

Educação, Políticas educativas, Livro Didático

Resumo

Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Discursos Educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no Ensino de História: um jazz possível”, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais, pós-abertura política, nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, pelo Guia do Livro Didático 2005. A pesquisa privilegiou metodologicamente a Análise do Discurso, AD, da corrente francesa, e, dessa forma, possibilitou perceber o funcionamento discursivo de duas coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores do município de Itajaí, SC – as coleções “Nova História Crítica” de autoria de Mario Furley Schimidt, publicada pela editora Nova Geração e “História & Vida Integrada”, de autoria de Nelson Piletti e Claudino Piletti e editora Ática. Por caminhos diferentes, os livros didáticos fazem funcionar sentidos de democracia, de cidadania e de regulação dos sentidos das subjetividades em processo.

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Biografia do Autor

  • Raquel Alvarenga Sena Venera, Univeridade da Região de Joinville, Univille
    Doutora em Educação pela Unicamp, professora dos Cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, ambos da Universidade da Região de Joinville, Univille.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];29(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21055