O funcionamento de tipologias discursivas em Livros Didáticos de História
Palavras-chave:
Educação, Políticas educativas, Livro DidáticoResumo
Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de doutorado intitulada “Discursos Educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no Ensino de História: um jazz possível”, cujo objetivo específico era analisar a operacionalização dos discursos educacionais, pós-abertura política, nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, pelo Guia do Livro Didático 2005. A pesquisa privilegiou metodologicamente a Análise do Discurso, AD, da corrente francesa, e, dessa forma, possibilitou perceber o funcionamento discursivo de duas coleções de livros didáticos, mais escolhidas pelos professores do município de Itajaí, SC – as coleções “Nova História Crítica” de autoria de Mario Furley Schimidt, publicada pela editora Nova Geração e “História & Vida Integrada”, de autoria de Nelson Piletti e Claudino Piletti e editora Ática. Por caminhos diferentes, os livros didáticos fazem funcionar sentidos de democracia, de cidadania e de regulação dos sentidos das subjetividades em processo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.