As Crianças e as Noticias da televisão

Autores

  • Maria Ines de Carvalho Delorme Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação infantil - participação social- televisão- notícias

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento[1] concluída em 2008, sobre a relação que crianças 6 a 8 anos estabeleceram com as notícias oriundas da televisão.  Nele são apresentadas e discutidas três categorias que emergiram do campo: as notícias mais ou menos, as notícias filmadas para trás e o perdido.

As  crianças que falam nesse artigo foram são os sujeitos da pesquisa,  não o seu  objeto, e suas vozes exigiram um contraponto permanente com o que os discursos teóricos dizem sobre elas e, ainda, com o que o discurso legal assegura para elas.  Para isso, foram feitas aproximações da Educação com saberes da Sociologia da Infância, da corrente sócio histórica da Psicologia,  Comunicação Social e da Teoria da Literatura.

 

[1] Tese de doutoramento disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=125584

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ines de Carvalho Delorme, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre e doutora em Infância. Pos-doutoradoem Infância e Noticias, em Lisboa, numa interface  da Educacao com a Comunicacao Social, com apoio CAPES (de ago. 2011 a fev. 2012)  

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Delorme, M. I. de C. (2023). As Crianças e as Noticias da televisão. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21058

Edição

Seção

Artigos