As Crianças e as Noticias da televisão
Palavras-chave:
educação infantil - participação social- televisão- notíciasResumo
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento[1] concluída em 2008, sobre a relação que crianças 6 a 8 anos estabeleceram com as notícias oriundas da televisão. Nele são apresentadas e discutidas três categorias que emergiram do campo: as notícias mais ou menos, as notícias filmadas para trás e o perdido.
As crianças que falam nesse artigo foram são os sujeitos da pesquisa, não o seu objeto, e suas vozes exigiram um contraponto permanente com o que os discursos teóricos dizem sobre elas e, ainda, com o que o discurso legal assegura para elas. Para isso, foram feitas aproximações da Educação com saberes da Sociologia da Infância, da corrente sócio histórica da Psicologia, Comunicação Social e da Teoria da Literatura.
[1] Tese de doutoramento disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=125584
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.