O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação
Palavras-chave:
avaliação, ética, formação de adultosResumo
Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. Apresentamos as modalidades de investigação, abordando a singularidade dos perfis dos formadores participando da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da Análise do Discurso. Esperamos contribuir para a difusão deste instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.