O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação

Autores

  • Regina Maria Caruccio Martins Institut Universitaire Technologique de Belfort - França

Palavras-chave:

avaliação, ética, formação de adultos

Resumo

Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. Apresentamos as modalidades de investigação, abordando a singularidade dos perfis dos formadores participando da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da Análise do Discurso. Esperamos contribuir para a difusão deste instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.

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Biografia do Autor

Regina Maria Caruccio Martins, Institut Universitaire Technologique de Belfort - França

Sou professora-pesquisadora na França desde 1988. Trabalhei 15 anos no ensino do português e do francês no ensino supletino no Brasil e no ensino superior na Universidade da Sorbonne (leitora). Curriculum completo em Ciências da Educação com doutorado em 2005 obtido na França.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Caruccio Martins, R. M. (2023). O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21079

Edição

Seção

Artigos