NAÇÃO E NACIONALISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: jovens brasileiros pensando o Brasil
Palavras-chave:
ensino de História, juventudes, nação e nacionalismos, mídias e tecnologiaResumo
O objetivo desse artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que problematizou a relação entre jovens brasileiros e os sentidos de pertencimento nacional, em suas múltiplas mediações e lugares discursivos. Observando-se que os jovens, em cenários de escolarização, tendiam a assumir uma posição tácita de desvalorização do Brasil e da ideia de brasileiro, buscou-se compreender os modos pelos quais tais jovens, quando mediados por mecanismos comunicativos próprios do processo de produção de identidades juvenis, interpretavam e ressignificavam tal ideia de pertencimento. Com a utilização de entrevistas e um blog de internet a pesquisa dedicou-se a capturar as mudanças nos modos de compreender a realidade social tendo em vista os deslizamentos de sentidos entre os elementos da cultura política constituídos no âmbito do pensamento social brasileiro, aquilo que se prescreve para ser ensinado na história escolar e os aspectos que pautam o esforço de interpretação próprio das culturas juvenis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.