NAÇÃO E NACIONALISMOS NA CONTEMPORANEIDADE: jovens brasileiros pensando o Brasil
Keywords:
ensino de História, juventudes, nação e nacionalismos, mídias e tecnologiaAbstract
O objetivo desse artigo é apresentar resultados de uma pesquisa que problematizou a relação entre jovens brasileiros e os sentidos de pertencimento nacional, em suas múltiplas mediações e lugares discursivos. Observando-se que os jovens, em cenários de escolarização, tendiam a assumir uma posição tácita de desvalorização do Brasil e da ideia de brasileiro, buscou-se compreender os modos pelos quais tais jovens, quando mediados por mecanismos comunicativos próprios do processo de produção de identidades juvenis, interpretavam e ressignificavam tal ideia de pertencimento. Com a utilização de entrevistas e um blog de internet a pesquisa dedicou-se a capturar as mudanças nos modos de compreender a realidade social tendo em vista os deslizamentos de sentidos entre os elementos da cultura política constituídos no âmbito do pensamento social brasileiro, aquilo que se prescreve para ser ensinado na história escolar e os aspectos que pautam o esforço de interpretação próprio das culturas juvenis.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.