Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa

Authors

  • Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

Keywords:

Políticas e práticas de leitura, Letramento, Leitura.

Abstract

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.



Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

Doutora em educação pela UFF, professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei, onde leciona e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e letramento em diferentes contextos e sujeitos.

Published

2023-05-29

How to Cite

Araújo, M. J. G. M. (2023). Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa. Educação Em Revista, 29(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.